ChatGPT é capaz de ser aprovado no licenciamento médico dos EUA; entenda

O exame é conhecido por sua dificuldade, que normalmente exige cerca de 300 a 400 horas de preparação.

O exame de licenciamento médico nos Estados Unidos é um exame padrão nacional chamado United States Medical Licensing Examination (USMLE). Esse exame é feito em várias partes e avalia habilidades, conhecimentos e competências clínicas dos candidatos à licença médica nos EUA. Ele é geralmente um requisito para praticar a medicina em hospitais e clínicas em todo o país.

A grande surpresa do ano, o ChatGPT, tem surpreendido a todos. Isso porque a ferramenta é capaz de ser aprovada no exame de licenciamento médico dos EUA. Vem entender!

Exame de licenciamento médico

O exame é conhecido por sua dificuldade, que normalmente exige cerca de 300 a 400 horas de preparação para ser concluído e que abrange desde conceitos básicos de ciências até bioética. Ele é composto de três fases, sendo elas:

  1. USMLE Step 1: avalia o conhecimento básico das ciências médicas fundamentais, incluindo biologia, química, fisiologia, anatomia e patologia. É composto por uma série de questões de múltipla escolha.
  2. USMLE Step 2: avalia a capacidade do candidato para aplicar o conhecimento clínico em situações médicas reais. É dividido em duas partes:
  3. USMLE Step 3: é um exame que avalia a capacidade do candidato de gerenciar pacientes em situações clínicas complexas, incluindo pacientes hospitalizados e pacientes com várias condições médicas.

ChatGPT

Pesquisadores publicaram um artigo em que disseram que “o ChatGPT teve um desempenho igual ou próximo ao limite de aprovação para todos os três exames sem nenhum treinamento ou reforço especializado”, além disso, ele demonstrou um alto nível de concordância e percepção em suas explicações”. Muito bizarro não é mesmo?!

O ChatGPT é somente uma ferramenta de inteligência artificial, mas, ao analisar uma grande quantidade de material na web, ele é capaz de construir frases sobre praticamente qualquer assunto.

Após um teste, o ChatGPT pontuou entre 52,4% e 75% nos três exames (a nota de aprovação é geralmente de cerca de 60%). Em 88,9% de suas respostas, produziu pelo menos um insight importante e com sentido, descrito como algo “novo, não óbvio e clinicamente válido” pelos pesquisadores.

Ainda segundo pesquisadores, “esses resultados sugerem que grandes modelos de linguagem podem ter o potencial de auxiliar na educação médica e, potencialmente, na tomada de decisões clínicas”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.