China avança na produção em larga escala da primeira aeronave para uso civil do país
A construção da aeronave está sendo vista como um avanço significativo da China no setor aeronáutico.
Na última quarta-feira, a estatal chinesa COMAC, Commercial Aircraft Corporation of China, recebeu aprovação do Governo para a produção em larga escala do primeiro avião civil da China. Com essa notícia, o Governo chinês também anunciou que ainda neste ano o país iniciará os voos comerciais com aeronaves próprias.
Leia Mais: China comercializa o carro elétrico mais barato do mundo.
Conheça o modelo C919
A aeronave em questão é a do modelo C919, que é um projeto inteiramente chinês e que teve o seu voo inaugural em maio de 2017. De lá para cá, a produção em larga escala para fins comerciais desse avião estava tramitando a espera da aprovação do Governo da China para pôr o projeto em prática.
Então, na última quarta-feira, a confirmação veio e a COMAC recebeu oficialmente a permissão para a construção do modelo. No caso, a C919 é uma aeronave de grande porte e que consegue transportar entre 158 a 168 passageiros, além de possuir entre 4.075 e 5.555 quilômetros de autonomia.
Ademais, espera-se que o modelo faça concorrência direta com alguns modelos norte-americanos, como o 737, da empresa Boeing. Da mesma forma, deverá concorrer com alguns modelos europeus, como a A320, pertencente à empresa europeia Airbus. Justamente por isso, ainda não se sabe se a aeronave terá ou não permissão de sobrevoar outros países.
Momento importante para China
Com a produção em larga escala do modelo C919, a China inicia mais um momento de sua caminhada em busca da autonomia industrial e econômica. Inclusive, esse era o plano desde a fundação da estatal COMAC, em 2018, pois a China possui grande ambição de se transformar numa das maiores potências industriais do mundo, sem depender dos Estados Unidos.
Segundo o presidente chinês Xi Jinping, esse é um momento importante para a história da China, de modo que o governo trabalhará fortemente para superar quaisquer dificuldades que possam surgir. Além do mais, a aeronave deverá ser entregue em dezembro e os voos comerciais deverão ter início logo no começo do ano que vem.
Comentários estão fechados.