China levará astronautas à lua antes de 2030, dizem autoridades
Dentre as informações divulgadas, os chineses disseram que pretendem levar um civil na missão espacial, o que é totalmente inédito.
Nos últimos dias, alguns altos funcionários da agência espacial da China afirmaram que o país pretende levar astronautas para a lua até o ano de 2023, além de expandir e melhorar também a estação espacial que possuem.
Essas intenções foram confirmadas pelo vice-diretor da Agência Espacial Tripulada Chinesa, Lin Xiqiang, em entrevista concedida recentemente. Continue lendo e entenda melhor!
Quais são os planos da China?
De acordo com Lin Xinqiang, a China está se preparando para uma estadia curta na superfície da lua. Segundo ele, a operação será conjunta e contará com uma interação entre humanos e robôs.
A inicial é que intenção é que três astronautas sejam lançados da estação espacial até a lua em uma espaçonave. Ainda segundo Lin Xinqiang, o cronograma completo de testes e ensaios das missões ainda não pode ser divulgado, mas é suficiente para que todos os objetivos da missão sejam cumpridos.
Apesar do sigilo nas informações, já é de conhecimento público que, pela primeira vez na história, um civil irá compor a tripulação de uma missão espacial.
Será um professor de pesquisas aeroespaciais chinês, que vai se juntar com o comandante da operação e os engenheiros da missão.
Como a China está se preparando para a missão?
A preparação para o envio de astronautas chineses à lua segue a todo vapor. No final do ano passado, um módulo teste foi lançado da estação espacial chinesa com direção ao satélite natural da Terra.
Esses e outros ensaios têm sido feitos para testar as capacidades atuais e entender o que ainda precisa ser feito para o alcance do objetivo final.
Os diretores das operações espaciais da China afirmam que estão trabalhando para que o próximo lançamento seja feito em breve, mas no momento certo.
Afinal, o país possui capacidade para tamanha investida?
Os rumores de que a China pretende levar astronautas para a lua até o ano de 2030 fizeram muitas pessoas se questionam se o país realmente possui capacidade para fazer isso.
De antemão, é importante citar que o país asiático atualmente possui a sua estação espacial própria, que foi desenvolvida tempos depois da sua exclusão da Estação Espacial Internacional.
O episódio foi ocasionado pela escalada das tensões entre China e Estado Unidos, fazendo com que os chineses ficassem de fora dos programas espaciais liderados pela agência espacial norte-americana, a famosa NASA.
Inclusive, as cooperações entre a China e os EUA no escopo da exploração espacial foram proibidas pelo Congresso dos EUA.
Por sua vez, os diretores da estação espacial chinesa afirmam que o objetivo do país é realizar operações com fins pacíficos. Com isso, fica claro que os chineses não desejam atingir nenhuma outra estação espacial, além de cooperar com outros países e manter uma boa comunicação.
Comentários estão fechados.