China planeja fazer pouso tripulado na lua antes de 2030
Se concretizado, o plano chinês tornará o país no primeiro a fazer um pouso tripulado no satélite natural da Terra em 50 anos.
A China planeja enviar astronautas para a lua antes do ano de 2030. O anúncio foi feito através de um funcionário do governo no último dia 29 de maio, na véspera de um lançamento feito pela agência espacial do país.
Veja também: El Niño visto pela NASA pode resultar em aquecimento global histórico
O vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, confirmou o objetivo do país através de uma coletiva de imprensa. Porém, ainda não foi determinada uma data específica para o feito.
Segundo Lin, o país está se preparando para uma “estadia curta na superfície lunar e exploração conjunta humano-robótica”. “Temos uma estação espacial humana próxima da Terra completa e um sistema de transporte humano de ida e volta”, completou.
Anúncio acompanha lançamento de foguete
A agência espacial chinesa também apresentou ao público os astronautas que serão enviados para sua estação espacial em órbita num lançamento agendado para terça-feira, 30/05.
Nesta ocasião, a espaçonave Shenzhou-16 vai transportar três astronautas — inclusive um civil — para a estação espacial de Tiangong.
O trio a ser lançado à borda da nave se sobrepõe brevemente aos três astronautas que viveram na estação nos últimos seis meses conduzindo experimentos e montando equipamentos dentro e fora do veículo.
Rivalidade com os Estados Unidos
A NASA também anunciou um plano para colocar pessoas na lua novamente. A expectativa é de que o programa Artemis envie astronautas até o final de 2025.
Por outro lado, no ano de 2019, a China tornou-se o primeiro país a pousar uma sonda no lado oculto da lua.
Ao que parece, o espaço será novamente um campo a ser explorado cada vez mais pelas grandes potências e será um marco em sua influência global.
Comentários estão fechados.