China surpreende o mundo com trens a velocidades de aviões: 623 km/h

Trem chinês bate recorde de velocidade e promete, no futuro, superar a barreira do som.

No apagar das luzes de 2023, a startup Hyperloop One – que prometia revolucionar o transporte urbano de passageiros, utilizando cápsulas aerodinâmicas em tubos especiais – surpreendeu o mundo ao anunciar que estava encerrando suas atividades.

Foto: Reprodução

Em contraste com o fracasso de sua concorrente, a empresa chinesa CASIC (China Aerospace Science and Industry Corporation) acaba de adicionar um novo capítulo à ambiciosa jornada do desenvolvimento de meios de transporte ultrarrápidos.

Ainda em fase experimental, o trem com um único vagão de 35 m de comprimento alcançou a impressionante velocidade de 623 km/h, superando em aproximadamente 20 km/h o recorde anterior, obtido em 2015, pelo trem japonês de levitação magnética JR-Maglev MLX01. Cabe ressaltar, porém, que o protótipo japonês operou com três vagões e com passageiros a bordo.

Assim como o trem japonês, o T-Flight também funciona com levitação magnética (maglev), que permite que o trem flutue acima dos trilhos, eliminando a fricção com o solo e possibilitando velocidades extraordinárias. Para se ter uma ideia, os trens convencionais mais rápidos atingem velocidades máximas de aproximadamente 350 km/h, quase metade da velocidade alcançada pelo T-Flight.

Contudo, o que mais chama a atenção no protótipo chinês é que ele não se trata apenas de um maglev, mas de um veículo “hyperloop”. O termo, cunhado e popularizado em 2012 por Elon Musk, faz referência a uma tecnologia de transporte que inclui linhas em dutos com pressão reduzida (quase um vácuo).

Com a tecnologia hyperloop, além do atrito com o solo, elimina-se também outro importante limitador da velocidade dos trens: o arrasto provocado pela resistência do ar. Isso não apenas permite velocidades mais altas, mas também torna a viagem mais eficiente em termos de energia, comparável à experiência de voar, mas com a conveniência e a acessibilidade de um trem.

O teste que levou o T-Flight a obter o novo recorde de velocidade foi realizado em um duto de baixa pressão com 2 km de extensão. A empresa CASIC pretende expandir a pista de teste para 60 km e espera que, em sua capacidade total, o trem possa atingir até 1.243 km/h, mais rápido que o voo de cruzeiro de aviões comerciais, superando a barreira do som e prometendo transformar radicalmente o conceito de viagens terrestres de longa distância.

O próximo objetivo da empresa é realizar uma conexão futurista entre Wuhan e Pequim, que reduziria o tempo de viagem de mais de quatro horas para apenas 30 minutos.

Embora a tecnologia maglev já seja usada em alguns sistemas comerciais, como o trem de Xangai, que conecta o aeroporto ao centro da cidade a 431 km/h, o Hyperloop promete elevar essa experiência a um novo patamar. Contudo, permanecem desafios significativos, incluindo os elevados custos e as complexidades técnicas de construir e manter tais sistemas avançados.

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