Movimento contrário à cultura da alta performance ganha força entre jovens chineses
Um dos motivos é a descrença em um futuro melhor, em razão do alto custo atrelado a uma boa qualidade de vida, como comprar apartamento em grandes cidades.
Para reagir a um cenário de frustração com o futuro e desilusão com o mercado de trabalho e as condições de vida, jovens chineses adotam um novo estilo de vida para dar às costas a uma cultura que prega o alto desempenho e trabalho duro, sem que haja uma contrapartida financeira à altura. Acompanhe o artigo para saber mais sobre isso. Boa leitura!
Leia mais: Saiba como manter a saúde mental em meio às exigências do mercado de trabalho
Ascensão desse estilo de vida
Cenário de desemprego, incerteza econômica e alta competitividade no mercado de trabalho têm feito jovens na China desistirem de alcançar seus objetivos e outros sonhos. Para eles, todo o esforço vai ser em vão, porque não faz sentido se esforçar e não conseguir conquistar sequer um emprego ou até mesmo comprar uma casa nos grandes centros urbanos chineses.
Tang ping, bai lan e o mínimo de esforço possível
A reação dos jovens chineses a esse cenário de incertezas e frustrações com futuro se chama tang ping, que em português significa “deitado”. O termo se tornou tão popular na China que foi uma das 10 palavras mais buscadas na China em 2021. A filosofia por trás do termo tang ping consiste em fazer o mínimo durante o horário de trabalho e rejeitar qualquer excesso de carga horária ou demandas extras e reflete a decepção e estresse percebidos pelos jovens adultos.
Outro termo relacionado a esse fenômeno também ganhou reconhecimento na China e se chama ban lan, cuja tradução significa deixar apodrecer. O ban lan tem como plano de fundo a recusa pelo esforço para crescer na vida por não ver motivo em fazê-lo, refletindo desesperança de melhoria futura.
Cenário econômico é o principal motivo da desilusão entre os jovens
A China é marcada pela alta competitividade e alta exigência tanto no mercado de trabalho quanto nos estudos. No entanto, em decorrência das incertezas provocadas pela COVID-19, os jovens sentem cada vez mais dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. Para ter uma noção do cenário, entre os jovens chineses até 24 anos, a taxa de desemprego alcançou o percentual de 20% em julho deste ano, contra 5,6% da taxa de desemprego nacional.
Diante desse cenário, algumas pessoas relatam uma busca pela fuga da realidade, o que se traduz em ficar deitado o dia inteiro como forma de esquecer a realidade e de se contrapor à definição de sucesso que requer a compra de um apartamento, bom emprego e constituição de família.
Comentários estão fechados.