Chocolate ao leite e com chumbo: pesquisa encontra metais pesados em doces famosos
Revista Consumer Reports publicou análise feita em 48 chocolates de diferentes marcas, de vários tipos e sabores
Quais os ingredientes do chocolate que você compra no mercado? Cacau (é claro!), açúcar, um pouquinho de gordura, leite em pó e… Chumbo? Uma pesquisa publicada nos Estados Unidos mostrou que foram identificados metais pesados e tóxicos em algumas marcas famosas do doce.
Dentre os metais, estão o chumbo e o cádmio, que estão relacionados ao surgimento de problemas pulmonares, cognitivos, câncer e, a depender da dose, podem levar à morte.
Como foi feita a pesquisa?
Conforme publicado pela revista americana Consumer Reports, foi feita uma análise em 48 chocolates de diferentes marcas e tipos. Eles foram separados em sete categorias: cacau em pó, pedaços de chocolate, barras de chocolate ao leite, mistura para brownie, bolo de chocolate, chocolate quente e barras de chocolate.
Detalhe: segundo a pesquisa, chocolates amargos têm níveis mais altos de metais tóxicos do que os chocolates ao leite.
Dentre as marcas analisada estão as muito famosas – inclusive aqui no Brasil: Hershey’s, Nestlé, Ghirardelli e Lindt. Em pelo menos 16 produtos foram encontradas quantidades significativas de chumbo ou cádmio – um pouco acima do que é considerado seguro para o governo dos EUA.
No entanto, apenas uma delas ficou no “pódio”. A marca com mais metais pesados em seu chocolate foi a Perugina, com 539% acima do limite de chumbo permitido. Logo depois vem a Evolved, com 236% de cádmio permitido.
E, então, vem a Lindt. A barra de chocolate ao leite da marca teve 11% de chumbo e 13% de cádmio acima do padrão considerado segundo para consumo.
O que dizem as marcas de chocolate?
Nem todas elas responderam à Consumer Reports. Na verdade, apenas duas enviaram suas respostas oficiais.
Segundo a Nestlé, a empresa aplica “padrões rigorosos para garantir que nossos produtos tenham alta qualidade e cumpram com todos os requisitos regulamentares aplicáveis, incluindo os limites para cádmio e chumbo”.
O pronunciamento da Hershey’s veio por meio do diretor de política alimentar da Consumer Reports, Brian Ronholm. Ele pontou que no início de 2023 um executivo da empresa garantiu que eles continuam “procurando maneiras para remover mais metais pesados por meio de limpeza adicional e fontes alternativas”.
Comentários estão fechados.