Chocolates de marcas populares testam positivo para metais pesados
Através de uma pesquisa dos EUA, grandes marcas estão fazendo uso de metais pesados na produção de chocolates.
Alertas importantes sobre alguns dos chocolates mais tradicionais no mercado foram revelados em um teste divulgado pela revista americana Consumer Reports (CR).
A análise contempla 48 chocolates de marcas distintas, distribuídos em sete categorias que incluem cacau em pó, pedaços de chocolate, barras de chocolate ao leite, misturas para brownies, bolo de chocolate, chocolate quente e barras de chocolate amargo.
O estudo revela níveis considerados preocupantes de chumbo e cádmio no cacau, ambos sendo metais pesados e tóxicos para a saúde.
Esses metais estão associados ao desenvolvimento de doenças graves, como problemas pulmonares, câncer e até morte precoce.
Dentre as marcas avaliadas, incluindo Hershey’s, Wallmart, Nestlé e Ghirardelli, foram encontrados detalhes de chumbo ou cádmio em 16 produtos analisados.
Os níveis encontrados ultrapassam os limites considerados seguros pelo estado da Califórnia, que são de 0,5 microgramas por dia para chumbo e 4,1 microgramas por dia para cádmio.
A pesquisa também revelou que os chocolates amargos apresentam concentrações mais elevadas de metais pesados em comparação com os chocolates ao leite.
Comentários estão fechados.