'Chope' ou 'chopp': saiba qual dos dois termos é o correto
O nome da bebida já virou uma tradição, principalmente em território brasileiro; todavia, sua grafia correta é apenas uma.
Chopp ou chope? A tradicional bebida alemã, que faz muitosucesso no Brasil, gera muitas dúvidas na hora da escrita. Afinal de contas,qual é o jeito correto de escrever? Ou será que as duas formas são acertadas?
No momento, os dois nomes são muito usados, inclusive por muitas empresas de cerveja. Aliás, para quem não sabe, a diferença básica entre o chopp (ou chope) e a cerveja é que a segunda é pasteurizada e a primeira, não.
Mas, vamos voltar ao foco do tema proposto na matéria: chopp ou chope? Por incrível que pareça, a primeira opção é totalmente errada.
“Chopp” não existe, apenas “chope”
Chope ou chopp: saiba qual dos dois termos é o correto. Foto: Pixabay
Primeiramente, precisamos entender que o nome chopp não existe em lugar nenhum do mundo. Apenas aqui, no Brasil, é que as pessoas utilizam esse termo, que pode parecer até bonito, com cara de nome estrangeiro.
Então, o correto mesmo é o chope, embora não seja um nome tão usado. E, como dito anteriormente, até as fabricantes de cerveja utilizam o nome ‘chopp’ para chamar a atenção das pessoas.
Contudo, como esse nome ‘errado’ já vem sendo usado por muita gente no dia a dia, já se pode aceitar. Até porque a língua portuguesa é muito dinâmica e aceita neologismos e novos termos.
Aliás, no caso do chopp, podemos também tratá-lo como um neologismo. Isto é, um termo criado para o idioma, assim como palavras como ‘resetar’ ou ‘dar enter’, por exemplo.
Origem da palavra
A palavra chope, originalmente, vem do alemão schoppen, ou ‘pinta’, em português. Essa era uma medida usada para colocar a cerveja no copo ou na caneca das pessoas nos bares.
No entanto, o termo passou por uma transformação e foi adaptado, na verdade, para o francês, tornando-se ‘chope’. Isso aconteceu quando a bebida começou a se tornar popular no Brasil, ainda no século 19.
Gradualmente, o termo passou a ser utilizado para determinar o nome da própria bebida. No momento, existem o chope e a cerveja (esta, pasteurizada), e há quem prefira um ou outro.
Porém, o chope é tido como uma bebida mais refinada e mais cara do que a cerveja, sendo oferecido em locais voltados para um público de maior poder aquisitivo.
Atualmente, existem mais de 150 tipos de cervejas artesanais no mundo, incluindo o chope.
E a bebida, que já conta com várias versões sem álcool, segue firme como a preferida dos brasileiros, independentemente de se escrever chope ou chopp.
Comentários estão fechados.