Chuva preta: entenda o que é esse fenômeno e por que ele ocorre
Esse tipo de chuva tem caído em diversos locais do Brasil nas últimas semanas.
Nas últimas semanas, muitos brasileiros tiveram uma surpresa ao olhar pela janela e ver uma chuva diferente, que, em vez de transparente, era preta. Para grande parte da população, isso foi um fenômeno novo e intrigante.
Enquanto eventos climáticos extremos como vendavais e chuvas de granizo são relativamente comuns em várias regiões do país, a chuva preta trouxe perplexidade. E não é para menos!
É fato que o Brasil, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, já vem enfrentando outros problemas ambientais, como as queimadas, que têm se intensificado nas últimas décadas.
Coincidentemente (ou talvez não), tal chuva escura tem sido observada justamente nos mesmos locais onde o fogo vem consumindo grandes áreas de vegetação.
Esse cenário sugere uma possível conexão entre as queimadas e o surgimento desse fenômeno, o que preocupa especialistas.
O que seria essa tal chuva preta?
A chamada “chuva preta”, também conhecida como “chuva negra”, ocorre quando a fuligem, partículas de cinzas e outros resíduos resultantes das queimadas são carregados pelos ventos e se misturam às nuvens.
Tais partículas finas de poluição se acumulam na atmosfera e, ao se combinarem com a água presente nas nuvens, caem na forma de gotas escuras, conferindo à chuva um aspecto escuro.
Normalmente, a chuva preta ocorre em regiões onde a poluição atmosférica está elevada, especialmente em áreas próximas a queimadas ou a grandes centros urbanos com muita emissão de poluentes.
Quando o calor dos incêndios florestais libera partículas de carbono e outros materiais, tais substâncias são levadas pelas correntes de ar para diferentes áreas, aumentando a chance de se misturarem à umidade atmosférica e resultarem nessa precipitação atípica.
No vídeo abaixo, publicado no canal oficial do UOL do YouTube, vemos um exemplo de chuva preta:
Problema que causa outros problemas
O fenômeno é um sinal claro da degradação ambiental, evidenciando os efeitos devastadores das queimadas, mais do que qualquer outra coisa.
A chuva preta ainda pode ser prejudicial à saúde, pois traz consigo partículas tóxicas que, ao serem inaladas ou entrarem em contato com a pele, podem provocar problemas respiratórios, irritações na pele e nos olhos e até agravar doenças preexistentes.
Na vegetação, solos e recursos hídricos, tal precipitação pode alterar a qualidade deles, contaminando fontes de água e prejudicando ecossistemas inteiros.
Comentários estão fechados.