Novo mal da era digital: a mania de buscar doenças na internet tem nome
A cibercondria é um problema cada vez mais comum com o fácil acesso à informações sobre doenças na internet.
Com o avanço dos meios digitais, tornou-se cada vez mais fácil buscar informações. Tal evolução é extremamente importante, mas a abundância de informações deve ser vista com muita atenção quando se trata de saúde. Dessa forma, nem todo conteúdo disponível sobre doenças ou problemas de saúde deve ser levado ao pé da letra. Isso porque as coisas que são lidas por quem pesquisa sobre o tema muitas vezes podem assustar e causar a cibercondria.
Veja também: 5 exercícios que irão te ajudar no combate da ansiedade!
O que é a cibercondria?
A cibercondria é um novo termo criado para definir o hábito de se consultar na internet ao sentir alguma coisa diferente no corpo. Pessoas com essa característica tendem a pesquisar os sintomas em busca de um diagnóstico. Entretanto, isso provavelmente te trará respostas equivocadas sobre a sua saúde.
Cibercondria é a combinação dos termos “cyber”, que faz referência ao universo virtual, e “chondria”, que quer dizer desordem. Sendo assim, essa condição é vista como um mal do século 21, uma doença da era digital, justamente pela influência que a tecnologia e a internet adquiriram em nossas vidas.
Comportamento vs. conhecimento
Buscar dados e informações sobre a saúde não é um problema, inclusive a internet possibilita que essas informações circulem de maneira mais rápida. Além disso, pesquisar sobre determinada doença e/ou sintoma pode te auxiliar a buscar um médico, a ter um estilo de vida mais saudável, dentre outras coisas positivas. Mas para isso, é necessário que essas sejam pesquisas conscientes.
Contudo, a cibercondria pode levar à automedicação, bem como provocar crises de ansiedade devido à angústia frente ao que está sendo lido. Isso se dá pois muitas vezes, ao buscar informações sobre uma doença ou sintoma, vamos encontrar situações e casos extremos que podem assustar. Assim, é necessário se atentar para que essa busca por informação não se torne um comportamento que interfira negativamente na sua qualidade de vida.
Em adição a isso, apesar da cibercondria não se tratar de uma doença, ela pode levar o indivíduo a desenvolver uma hipocondria, um transtorno psicológico por doenças, no qual a pessoa vive com uma preocupação excessiva de ter algum problema de saúde. Ademais, pessoas com esse quadro tendem a se consultar com muitos médicos e a fazer exames com frequência.
Comentários estão fechados.