Ciclo Econômico
Todas as economias do mundo passam por estágios que podem ser definidos como ciclos econômicos.
As economias dos países em todo o mundo estão sempre mudando. Às vezes elas estão crescendo e a sociedade acaba se beneficiando deste progresso, mas em outros momentos a economia pode acabar encolhendo e instaurando uma crise financeira.
Todas as economias passam por um ciclo constante de mudanças. Este ciclo pode ser descrito por uma série de etapas. Você provavelmente já ouviu pessoas dizerem coisas como “a economia está em alta” ou “estamos em recessão”. Estas são algumas das várias etapas do ciclo econômico. Às vezes esse termo também é chamado de ciclo de negócios.
Etapas do Ciclo Econômico
Vamos descrever quatro dos estágios básicos do ciclo econômico abaixo: expansão, desaceleração, recessão e recuperação. O estado atual da maioria das economias pode ser descrito por um dos estágios abaixo.
Expansão
Expansão é um momento de forte crescimento econômico. As pessoas tendem a ser as mais otimistas durante o estágio de expansão. Alguns economistas chamaram o estágio de expansão de “boom”. Os indicadores do estágio de expansão incluem:
- Abertura de novos negócios e pessoas investindo no mercado de ações
- Salários aumentando e permitindo que as pessoas ganhem mais dinheiro
- Lotes de novos empregos são criados e o desemprego cai
- A confiança geral do consumidor é alta
Desaceleração
Em algum momento, o rápido crescimento do estágio de expansão tem que chegar ao fim. Quando a economia começa a desacelerar, mas ainda está crescendo, isso é chamado de estágio de desaceleração.
Às vezes, os economistas chamam esse processo de “desaceleração” da economia. Indicadores de uma desaceleração econômica incluem:
- Taxas de juros sobre empréstimos aumentam
- Os preços das mercadorias podem subir, causando uma taxa mais alta de inflação
- Queda nos preços do mercado de ações
- Os consumidores começam a se preocupar, fazendo com que economizem mais e gastem menos
- Empresas param de contratar novos funcionários
Recessão
Uma recessão é quando a economia para de crescer. Economistas definem uma recessão como dois trimestres consecutivos, onde o PIB (Produto Interno Bruto) fica menor.
Muitas vezes, uma recessão é iniciada por algum tipo de evento negativo importante. Pode ser algo como um grande número de bancos falindo, um crash no mercado de ações, ou até mesmo um ataque terrorista (como no ataque de 2001). Indicadores de uma recessão econômica incluem:
- Aumento das empresas falindo
- Aumento de pessoas perdendo seus empregos e desemprego
- A inflação desacelera porque as pessoas não estão gastando seu dinheiro
- Um declínio na confiança do consumidor
- Um aumento no déficit do governo
Recuperação
Quando a economia começa a sair de uma recessão e começa a melhorar, isso é chamado de fase de recuperação. Indicadores de uma recuperação econômica incluem:
- Taxas de desemprego começam a melhorar
- Um aumento em novas vagas de emprego
- As pessoas começam a aumentar seus gastos
- Empresas começam a ter melhores lucros
Quanto tempo dura cada etapa do ciclo?
Não há tempo definido para quanto tempo cada estágio durará. Às vezes, os países definham por anos em uma recuperação muito lenta. Às vezes eles experimentam uma rápida expansão e, em seguida, entram imediatamente em uma desaceleração.
Em alguns casos, um ciclo econômico pode pular completamente o estágio de recessão e entrar em um longo estado de desaceleração. Os economistas chamam isso de “pouso suave”.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.