Ciclone e granizo à vista: veja se sua região entra na lista de riscos
Confira as regiões afetadas pela chegada do ciclone.
Um ciclone extratropical está se aproximando do Brasil e pode causar impactos significativos em várias regiões. Inicialmente afetando o Rio Grande do Sul, o fenômeno está avançando pelo Sul do país e pode trazer consigo chuva de granizo e causar estragos a partir desta terça-feira (11).
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o ciclone se formou no Oceano Atlântico e está se deslocando em direção ao continente, trazendo consigo uma grande quantidade de chuva, frio e ventos fortes para boa parte do Centro-Sul do Brasil. Ele está associado a uma frente fria que deverá se deslocar pelo país, atingindo não apenas o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
A previsão é que haja chances de chegar ao Sul da região amazônica a partir da metade da semana, configurando um novo evento de friagem.
Principais adventos do ciclone
A queda nas temperaturas já é esperada no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, devido ao aumento da chuva. Na quarta-feira (12), o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul, enquanto na quinta-feira (13) a previsão é de que atinja áreas de Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nas regiões do Centro-Sul, as temperaturas devem ficar entre 10ºC e 12ºC.
Além disso, há uma ampla possibilidade de que o fenômeno provoque granizo em larga escala e até neve em alguns estados do Sul do país.
(imagem: Inmet/reprodução)
O ciclone extratropical é um fenômeno caracterizado pela formação de tempestades e rajadas de vento intensas. É comum em regiões de latitudes médias e não costuma ocorrer em áreas tropicais.
Conforme o ciclone se intensifica, pode causar mudanças na temperatura, umidade, direção do vento e pressão atmosférica, resultando em condições meteorológicas tempestuosas, incluindo chuvas, neve e ventos fortes.
Comentários estão fechados.