Ciclone, virada de tempo e mais: a última semana de setembro promete!
Para a última semana de setembro de 2023, os termômetros vão registrar altas temperaturas em diferentes regiões do Brasil. Confira a previsão do tempo completa para a sua região!
Durante a última semana de setembro, o Brasil está destinado a enfrentar um calor intenso que fará os termômetros subirem, assim como aconteceu durante os últimos dias.
No decorrer da semana, um evento meteorológico está prestes a entrar em cena: a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O fenômeno não só promete trazer uma mudança significativa nas condições climáticas, como também intensificará as instabilidades em parte da Região Sul do Brasil.
O clima, que inicialmente se destacaria pelo calor escaldante, dará lugar a uma dinâmica atmosférica mais agitada e imprevisível.
É importante ficar atento às atualizações meteorológicas, pois as mudanças repentinas podem impactar as atividades cotidianas e a segurança das regiões afetadas.
Previsões para a última semana de setembro
Sul
As áreas situadas no sul, leste, litoral, na região da Grande Porto Alegre e no extremo norte do Rio Grande do Sul encontram-se em estado de alerta devido ao ciclone em formação.
A previsão aponta para um afastamento desse ciclone já na quarta-feira (27), mas até lá, essas regiões devem permanecer sob sua influência, enfrentando condições climáticas instáveis.
Em Santa Catarina, a formação de um ciclone extratropical intensifica as nuvens de temporais. Partes do leste e sul do estado estão sob alerta para chuvas volumosas.
Sudeste
O ciclone em formação também exercerá influência sobre a região Sudeste, especialmente em São Paulo, onde é esperada uma queda brusca nas temperaturas de quarta-feira (27) para quinta-feira (28).
De acordo com o MetSul Meteorologia, em São Paulo, a temperatura máxima deve cair de 35°C para 20°C. No Rio de Janeiro, a mudança térmica será significativa, com a máxima passando de 37°C para 22°C. Em Vitória, a variação será de 37°C para 27°C.
Norte e Nordeste
Apesar do calor predominante na região Norte do Brasil, existe a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva isoladas ao longo da semana nas capitais Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
É importante estar ciente dessas condições climáticas, pois, mesmo em períodos quentes, as chuvas isoladas podem ocorrer e afetar as atividades cotidianas.
Todas as capitais do Nordeste brasileiro enfrentarão temperaturas superiores a 30°C ao longo da semana. Teresina será a cidade mais quente da região, com os termômetros atingindo a marca de 39°C.
A previsão indica que a região Nordeste também terá muitas nuvens durante esta semana. Em Maceió, há a possibilidade de chuvas isoladas na segunda-feira (25).
Centro-Oeste
Apesar da persistência do calor intenso, a região Centro-Oeste do Brasil deve experimentar a ocorrência de chuvas durante esta semana.
Tanto Campo Grande quanto Cuiabá enfrentarão pancadas de chuva isoladas a partir de quarta-feira. Em particular, Cuiabá verá as temperaturas continuarem a subir, com previsão de atingir 43°C na segunda-feira e na terça-feira (26).
Essas chuvas podem oferecer algum alívio em meio às altas temperaturas, embora seja importante monitorar as previsões locais para se preparar adequadamente para as mudanças climáticas e possíveis impactos decorrentes das chuvas.
Comentários estão fechados.