Cidade brasileira carrega o título de ‘Luxemburgo brasileira’; veja onde fica
Município tem sido considerado ‘Luxemburgo brasileiro’ e ganha destaque por um projeto de mobilidade urbana.
A cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, está sendo carinhosamente apelidada de “Luxemburgo Brasileira” por conta de algumas características em comum com o pequeno e rico país europeu. Veja o que promove essa relação e como a cidade se destaca no cenário nacional.
Leia mais: 9 cidades brasileiras têm os piores trânsitos do mundo; a sua é uma delas?
Assim como Luxemburgo, Balneário Camboriú se destaca por seus baixos índices de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro para seus moradores e visitantes. Os turistas que passam por lá se sentem confortáveis e bem acolhidos, sem a insegurança comum em outras cidades brasileiras.
Luxemburgo brasileira
A qualidade de vida é um show a parte. Ambas as cidades oferecem infraestrutura moderna, serviços públicos eficientes e diversas opções de lazer e cultura.
Isso sem contar toda a beleza natural, sendo que tanto Balneário Camboriú quanto Luxemburgo possuem paisagens naturais exuberantes, com belas praias e montanhas, como a cidade brasileira.
A economia é próspera e diversificada, com destaque para o turismo e o setor financeiro em Luxemburgo e o turismo, o comércio e a construção civil em Balneário Camboriú.
O que aperta um pouco no bolso daqueles que decidem morar lá é o custo de vida. Para viver bem na cidade, é bom organizar o orçamento e ter uma boa renda, principalmente se decidir se mudar com a família, já que moradia e outros gastos são altos.
Apesar das semelhanças, existem diferenças significativas entre as duas cidades. A principal delas é o tamanho. Luxemburgo é um país com cerca de 600 mil habitantes, enquanto Balneário Camboriú é uma cidade com aproximadamente 400 mil habitantes.
A comparação é feita como um reconhecimento do desenvolvimento socioeconômico da cidade em Santa Catarina, que se destaca em relação às demais brasileiras em diversos aspectos.
A cidade brasileira se prepara agora para uma considerável melhoria na mobilidade urbana, sustentável e acessível, também se inspirando em um modelo pioneiro de Luxemburgo.
A cidade está em vias de implementar o transporte público gratuito, iniciativa que a aproxima ainda mais do título de “Luxemburgo brasileira”.
O projeto de lei para tornar a tarifa zero permanente já foi apresentado por um vereador local, e o prefeito da cidade está considerando a sua adoção, visando oferecer um transporte público acessível a todos os cidadãos de Balneário Camboriú.
Comentários estão fechados.