Cidade brasileira já foi a mais poluída do mundo
Município na Baixada Santista chegou ao 'topo' da lista da ONU na década de 1980, mas conseguiu mudar sua realidade.
Cubatão (SP), cidade situada na Baixada Santista, ganhou o título de ‘cidade mais poluída do mundo’ durante a década de 1980.
Por conta da emissão descontrolada de gases na atmosfera, o ar do município chegou a ser o pior do planeta, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No entanto, a cidade mudou após um trágico incêndio em 1984, responsável por mais de 90 pessoas mortas em uma comunidade carente.
Hoje, Cubatão é um exemplo de recuperação ambiental e cooperação entre o poder público, empresas e a comunidade local.
Antes, a estimativa era de que as indústrias lançavam mais de 1.000 toneladas de poluentes na atmosfera todos os dias.
Inclusive, isso causou muitos problemas respiratórios e pessoas perderam a vida, devido a esse acúmulo de poluição no ar.
Cubatão passou por mudanças
Ainda durante a década de 1980, Cubatão passou a ter maior controle da emissão de gases poluentes.
O então governador André Franco Montoro criou o Programa de Controle de Poluição Ambiental. Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) passou a supervisionar e executar as mudanças.
Após alguns anos, o programa conseguiu reduzir a poluição da cidade em 98%. Assim, o município passou a recuperar, por exemplo, toda a região de mangue, algo muito comum na Baixada Santista.
Antes mesmo do acidente que matou mais de 90 pessoas, outro acidente, este ambiente, gerou grande impacto na região.
Um duto ligando a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão ao terminal portuário da Alemoa se rompeu. Com isso, 700 mil litros de produto inflamável contaminaram o mangue.
A partir de 1992, a cidade da Baixada Santista se viu recuperada dos problemas com a poluição. Por isso, ganhou da ONU o título de ‘Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental’.
Ações realizadas na cidade
Em valores atuais, Cubatão gastou mais de R$ 163 bilhões para a recuperação ambiental e a reversão dos problemas. O poder público e as empresas tomaram algumas medidas, entre elas:
-
Despoluição total de córregos e rios da cidade;
-
Medição regular da emissão de gases na região;
-
Aplicação de filtros nas chaminés das fábricas locais;
-
Replantio de árvores;
-
Recuperação e revitalização da Mata Atlântica;
-
Gerenciamento e controle dos resíduos produzidos na cidade.
Cubatão se tornou uma cidade melhor com mais qualidade de vida para seus moradores, além de um exemplo a ser seguido por outros municípios, mesmo os do exterior. Afinal, mostrou que é possível mudar uma realidade adversa.
Comentários estão fechados.