Cidade da Bahia alcança 100% de escolas municipais na modalidade de ensino integral; veja
A cidade de Mata de São João conseguiu padronizar um aspecto importante no seu sistema municipal de ensino, que atende os âmbitos infantil e fundamental.
Na última semana, o município de Mata de São João, localizado na Bahia, conquistou um feito extraordinário na área da educação.
Todas as escolas municipais da localidade agora vão oferecer ensino em tempo integral, proporcionando uma formação mais completa e enriquecedora para as crianças e jovens da cidade.
Esse marco significativo foi possível graças à inauguração da Escola Municipal Professora Angelina Rodrigues do Nascimento, situada na belíssima Praia do Forte.
Agora, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental têm a oportunidade de passar pelo menos sete horas na escola, participando de atividades esportivas, culturais e sustentáveis.
Tal iniciativa, que se tornou política pública nacional nesta semana com a sanção da Lei 14.640/2023, instituindo o Programa Escola em Tempo Integral, recebeu um investimento expressivo do governo federal.
Um montante de R$ 4 bilhões será destinado para ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica até o fim de 2023. A meta ambiciosa é alcançar cerca de 3,2 milhões de matrículas até 2026.
Expectativa satisfatória para o programa federal para qualificar o ensino em tempo integral
Segundo o secretário de Educação do município, Alex Carvalho, a cidade vai aderir ao programa federal que visa qualificar a oferta do ensino em tempo integral.
Após a sanção da lei, os detalhes do programa serão definidos por uma série de seminários que está sendo realizada nas cinco regiões do município.
Os debates já começaram esta semana em Cuiabá, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e trazem à tona discussões relevantes sobre a educação em tempo integral.
(Imagem: divulgação)
Vale destacar que o município de Mata de São João já investe na educação em tempo integral desde 2010, com resultados positivos.
“Essa decisão se baseia nos estudos e pesquisas que foram desenvolvidas pelo município, que apontaram a educação integral como uma possibilidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos”, afirma o secretário de Educação.
O investimento na modalidade de ensino integral tem apresentado resultados promissores, refletidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2021, Mata de São João obteve o melhor desempenho relacionado aos anos iniciais do ensino fundamental, do 5º ao 9º ano, na região metropolitana.
Alunos de Mata de São João desfrutam de ambientes educativos além das salas de aula
Além das estruturas das próprias escolas, os estudantes desta cidade têm a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem em diversos ambientes.
O município de Mata de São João vem investindo em transformar a cidade em um verdadeiro território educativo.
Por meio de trilhas e passeios, os alunos são levados a conhecer a natureza exuberante da região, além de projetos inspiradores, como os projetos Tamar e Baleia Jubarte.
O secretário de Educação do município destaca a importância desse trabalho. “Nossa ideia foi proporcionar aos alunos a oportunidade de aproveitar todos os ambientes possíveis de aprendizado, aponta Carvalho.
“Mostramos a história da nossa cidade, sua relevância para o país e para o estado. Queremos que eles (os alunos) se sintam conectados com o local onde vivem e entendam a importância da preservação ambiental”, complementa o secretário.
Comentários estão fechados.