Uma descoberta surpreendente: Cidade Perdida superdiferente foi encontrada no fundo do oceano
Se você ama descobertas e sempre está por dentro de notícias atualizadas, saiba tudo sobre a Cidade Perdida no fundo do mar.
À medida que o mundo vai evoluindo, novas ferramentas vão surgindo para que descobertas sejam feitas. Assim aconteceu, recentemente, quando uma Cidade Perdida encontrada no fundo do oceano veio à tona. Pesquisas disseram que ela era formada por paredes e colunas de carbonato cremoso com tonalidade azul fantasmagórica. Saiba mais detalhes sobre esse assunto.
Conheça mais sobre a Cidade Perdida encontrada
Essa descoberta foi feita pelos cientistas em 2000 e está localizada a mais de 700 metros abaixo da superfície. Conhecida como Campo Hidrotermal de Lost City, foi caracterizada por ser o ambiente de ventilação de vida mais longa no oceano.
Foram no mínimo 1200 anos para o manto ascendente reagir com a água do mar para soprar hidrogênio, metano e outros gases dissolvidos no oceano. Através das rachaduras e das fendas, os hidrocarbonetos alimentaram as novas comunidades microbianas mesmo sem haver a presença de oxigênio.
Há presença de animais lá?
Pesquisadores dizem que, mesmo que as chaminés soltem gases superquentes, chegando a 40º C, é possível encontrar muitos caracóis e crustáceos. Os animais maiores, ainda que raros, ainda são presentes, como caranguejos, camarões, ouriços-do-mar e enguias.
Mesmo que esse campo termal tenha sido o único encontrado até então, há grandes possibilidades da existência de outros no mundo dos oceanos. Na Cidade Perdida, os hidrocarbonetos foram formados a partir de reações químicas do próprio fundo do mar.
Pelo fato de hidrocarbonetos serem sinônimo de construção de vidas, os pesquisadores imaginam que a vida pode ter sido originada através de um habitat como este e não apenas no nosso planeta.
Outros estudos sobre diferentes habitats
Temos como exemplo as aberturas vulcânicas que, assim como a Cidade Perdida, foram apontadas como as primeiras como um possível local de habitat.
A respeito dos fumantes negros, eles produzem minerais ricos em ferro e enxofre, enquanto as chaminés da Cidade Perdida produzem 100 vezes mais hidrogênio e metano.
Estudos dizem que a Polônia teria conquistado o poder de mineração ao redor da Cidade Perdida. Entretanto, não há recursos preciosos por lá e a destruição de seus arredores poderá causar consequências indesejáveis.
Comentários estão fechados.