Cidade Proibida
A Cidade Proibida é um dos locais mais famosos da China e foi lar de imperadores ao longo dos séculos.
A Cidade Proibida foi o palácio dos imperadores chineses durante as dinastias Ming e Qing. Ele está localizado no coração de Pequim, a capital da China, e é o maior palácio antigo do mundo.
O local foi construído sob as ordens do poderoso Imperador Yongle da Dinastia Ming, entre os anos de 1406 a 1420. Mais de um milhão de pessoas trabalharam na construção do amplo palácio.
Os melhores materiais foram trazidos de toda a China, incluindo tijolos “dourados”, troncos das raras árvores Phoebe zhennan e blocos de mármore. Quando o palácio foi concluído, o imperador Yongle mudou a capital do império para a cidade de Pequim.
Tamanho
A Cidade Proibida abrange uma área de 178 hectares, que inclui 90 palácios com pátios, 980 edifícios no total e pelo menos 8.700 quartos. O espaço total é de mais de 500.000 metros quadrados. O imperador tinha um exército de servos para cuidar de seu palácio e de todas as pessoas que viviam lá.
Características
A Cidade Proibida também serviu como uma fortaleza para proteger o imperador e sua família. É cercado por um muro de 26 metros de altura e um fosso de 51 metros de largura. Cada canto do palácio tem uma alta torre de guarda, onde os guardas vigiam os inimigos e os assassinos.
Layout
O layout da Cidade Proibida seguiu muitas regras chinesas antigas de design. Os principais edifícios estavam todos alinhados em linha reta de norte a sul. Existem duas seções principais do palácio: o pátio externo e o pátio interno.
Corte externa – A parte sul do palácio é chamada de corte externa. Foi aqui que os imperadores conduziram cerimônias oficiais. Existem três edifícios principais no pátio exterior, incluindo o Salão da Harmonia Preservadora, o Salão da Harmonia Central e o Salão da Harmonia Suprema. O maior dos três é o Salão da Harmonia Suprema. Foi neste edifício que os imperadores realizaram a corte durante a dinastia Ming.
Corte Interna – Ao norte está o pátio interno, onde morava o imperador e sua família. O próprio imperador dormiu em um prédio chamado Palácio da Pureza Celestial. A imperatriz morava em um prédio chamado Palácio da Tranquilidade Terrena.
Simbolismo especial
A Cidade Proibida foi projetada usando o simbolismo e filosofia chineses antigos. Aqui estão alguns exemplos:
- Os telhados dos edifícios da cidade foram feitos com telhas amarelas. Amarelo era a cor exclusiva do imperador e simbolizava seu poder supremo.
- Os edifícios cerimoniais são organizados em grupos de três. O número três representava o céu.
- Os números nove e cinco são usados frequentemente porque representam a majestade do imperador.
- As tradicionais cinco cores elementares são usadas em todo o design do palácio. Estas incluem branco, preto, vermelho, amarelo e verde.
- O teto da biblioteca era preto para simbolizar a água, a fim de proteger os escritos do fogo.
Atualmente
A Cidade Proibida ainda se encontra no centro da cidade de Pequim. Hoje é um museu do Palácio Imperial e abriga milhares de artefatos e peças de arte da China antiga.
Curiosidades
- Vinte e quatro imperadores chineses diferentes viveram no palácio ao longo de quase 500 anos.
- Cerca de 100.000 artesãos trabalharam no palácio.
- O último imperador da China, Puyi, continuou a viver na Cidade Proibida por doze anos após abdicar do trono em 1912.
- O nome chinês para o palácio durante os tempos antigos era Zijin Cheng, que significa “Cidade Proibida Roxa”. Hoje o palácio é chamado “Gugong”, que significa “Antigo Palácio”.
- O filme O Último Imperador foi filmado dentro da Cidade Proibida.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.