Cientistas transformaram água pura em metal (e tem imagens)

Confira os detalhes sobre essa experiência incrível!

A tecnologia e as invenções são a grande riqueza da nossa humanidade, de forma que o mundo que conhecemos hoje não existiria sem esses dois fatores. Por isso, estimular a ciência e a inovação são tão importantes, sobretudo para o nosso país, que precisa de um empurrãozinho nesse setor.

Atrelado a esse assunto, hoje trouxemos uma notícia que impactou muito a área de pesquisa, onde foi criado metal a partir de água pura! Confira mais informações sobre esse processo.

Leia mais: Por Que Existem Poucas Coisas Azuis Na Natureza? A Ciência Explica

Água pura vira metal

Sob pressões suficientemente altas, praticamente qualquer material pode, em teoria, se tornar condutor. No entanto, diferente do que muitos pensam, não são apenas as altas pressões que podem induzir essa metalicidade na água pura, afinal.

Para justificar essa afirmação, pesquisadores já confirmaram isso na prática em 2021. No entanto, vamos entender melhor como essa nova forma de dar caráter metálico à água funciona.

Um pouco mais sobre a teoria

Ao colocar água pura (sem nenhum tipo de impureza ou sais) em contato com um metal do tipo alcalino de compartilhamento de elétrons (uma liga de sódio e potássio), partículas carregadas de movimento livre podem ser adicionadas, tornando a água metálica.

A teoria pode ser complicada, mas se você pressionar os átomos com força suficiente, os orbitais dos elétrons externos começarão a se sobrepor, permitindo que eles se movam. No nosso caso, para a água, essa pressão é de pouco menos de 48 milhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar. Observe a imagem divulgada pelos cientistas envolvidos:

Água.
Foto: Philip E. Mason

Através da gota, é possível até ver o reflexo da pessoa que estava no local. Paralelo a isso, já podemos perceber a olho nu uma das características dos metais, que é justamente o seu brilho metálico.

Isso transforma a água permanentemente?

Apesar de ser algo completamente novo, a condutividade resultante dura apenas alguns segundos. No entanto, é preciso enfatizar que este é um passo significativo para poder entender essa fase da água, estudando-a de forma direta.

A pesquisa foi publicada na Nature.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.