Ciência revela por que Holanda é o país com pessoas mais altas do mundo
População do país apresentou crescimento médio acima de 15 centímetros nos últimos 200 anos.
A Holanda é hoje o país com a população mais alta do mundo, onde a estatura média é de 1,84 metro. Antes, no século 19, a média era de 1,66 metros, ou seja, houve um crescimento acima de 15 centímetros na região dentro de um período de 200 anos.
Durante anos, a altura média das pessoas não mudou, mas isso ganhou novos contornos, especialmente no século 20. Em todo o continente europeu se notou um crescimento das pessoas, mas com um ritmo menor que na Holanda.
Por que os holandeses são os mais altos do mundo?
A população da Holanda, que hoje é a mais alta do mundo, chegou a esse índice devido a uma série de fatores. Certamente, o aumento da qualidade de vida e das condições estruturais impactaram estes números, segundo os especialistas.
Nos últimos anos, o país cresceu, enriqueceu e a qualidade da alimentação e da nutrição dos moradores locais também melhorou.
Isso gerou condições de saúde mais favoráveis a esses moradores, que hoje apresentam a estatura acima de 1,80 metro na média mundial. Nos locais onde as pessoas têm mais problemas de saúde, elas tendem a apresentar estaturas mais baixas.
Após a melhoria das condições básicas de saúde, a imunidade dos moradores holandeses aumentou e se refletiu na estatura, além de outros benefícios relacionados ao bem-estar social avançado.
Crianças mais baixas que os pais
Apesar de ser o país mais alto do mundo, a Holanda enfrenta uma situação curiosa: os filhos são mais baixos que os pais, mas não há uma explicação definitiva para esse fenômeno.
Isso pode indicar que, nos próximos anos, o país tenha pessoas menos altas. Atualmente, a Wageningen University comanda uma pesquisa em que tenta desvendar esse fato, uma das hipóteses é a dieta, que talvez não seja tão adequada quanto há alguns anos.
Inclusive, o aumento da obesidade infantil é uma das possíveis explicações para o fenômeno. Os estudos na Holanda ajudam a entender melhor a condição de saúde da população, que segue como a mais alta do planeta.
Comentários estão fechados.