Ciência: Um cérebro humano morrendo foi gravado pela primeira vez
Após gravar um cérebro morrendo pela primeira vez, os pesquisadores descobriram que a vida passa como um filme.
Quem nunca pensou sobre como é a sensação de estar morrendo? Será que é possível ver a vida passando pela nossa cabeça? Provavelmente essa incógnita tira o sono de muita gente. Contudo, recentemente, pesquisadores conseguiram gravar um cérebro humano durante o seu leito de morte e acredite ou não, sim, a vida passa diante dos nossos olhos. Ficou curioso com essa notícia? Continue com a gente e siga com a leitura rolando a tela para baixo.
Leia mais: Entenda os mistérios por trás das mortes de grandes celebridades
Realmente a vida passa diante dos nossos olhos?
Os cientistas conseguiram pela primeira vez acompanhar a atividade cerebral enquanto ele estava em seu processo de morte. Os padrões elétricos observados demonstraram que as ondas cerebrais que estavam estimulando o cérebro eram ligadas ao processo de lembrar memórias. Dessa forma, podemos concluir que SIM, o cérebro pode te fazer relembrar de momentos da sua vida, enquanto você está a caminho da morte.
Tal descoberta foi ocasional, isso porque a intenção inicial era monitorar as atividades cerebrais de pessoas que sofriam com epilepsia. Contudo, durante um exame, um paciente de 87 anos que estava sendo monitorado, acabou por ter um mal súbito e veio a óbito.
Após a morte do paciente, os monitores não haviam indicado o óbito e por isso, os médicos não perceberam o ocorrido. Dessa forma, os monitores ainda registraram 15 minutos de atividade cerebral enquanto ele estava se desligando da vida.
Os cientistas priorizaram os últimos 30 segundos da gravação, avaliando ambos os lados do órgão. Com isso, após o coração do paciente parar de bater, foram observadas as chamadas “oscilações gama” que estão ligadas aos sonhos, recuperação de memória e até mesmo meditação. E foi justamente por este motivo que os cientistas concluíram que, ainda que esteja em sua fase final, o cérebro realmente se esforça para conseguir se lembrar dos momentos da sua vida.
Comentários estão fechados.