Cientista revela que continentes vão se unir; saiba quando

Pesquisadora afirma que formação que já aconteceu há milhões de anos vai se repetir.

O planeta Terra se divide em seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida), além de cinco oceanos (Ártico, Índico, Pacífico, Atlântico e Antártico).

Contudo, o mundo já foi formado por um único continente e somente um oceano, antes de se separarem gradualmente.

Há cerca de 230 milhões de anos, o único continente se chamava Pangea e foi se dividindo, devido a alguns fenômenos da natureza, como terremotos e erupções vulcânicas.

Mas os continentes, hoje, separados pelas águas do oceano voltarão a se unir, formando apenas uma massa de terra, segundo cientista.

Como foi a separação dos continentes

Continentes irão se unir novamente, garante cientista; confira quando

Atividades vulcânicas serão mais comuns futuramente – Imagem: Pixabay

Durante o período paleozoico, os continentes começaram a se formar e, inclusive, a África e a América eram unidos, algo possível até de se perceber pelo mapa-múndi atual.

No auge do período jurássico, quando ainda não existiam os humanos, os dinossauros dominavam o planeta, e essas porções de terra começaram a se fragmentar, formando os continentes que conhecemos hoje.

Inclusive, alguns continentes ainda continuam se dividindo. Por exemplo, a Califórnia, estado no oeste dos Estados Unidos, vai se separar do país daqui a milhares de anos, por conta das intensas atividades sísmicas.

De acordo com os cientistas, a Terra é um planeta em constante transformação. Atualmente, além das transformações naturais, ainda existem as causadas pela ação humana, que elevam o aquecimento global e climas extremos, tanto frios quanto quentes, causando tragédias ambientais.

Quando os continentes voltam a se unir

De acordo com Hannah Davies, geóloga do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, já existe uma data para a nova união dos continentes: daqui a 250 milhões de anos.

No entanto, ainda não se sabe se, até lá, ainda haverá humanidade e quais serão as reais condições de sobrevivência no período.

Segundo ela, a perspectiva é que, com o novo supercontinente, apenas 8% da área seja habitável, enquanto o restante terá domínio de desertos e temperaturas acima dos 50 ºC.

Inclusive, as atividades vulcânicas serão intensas e o sol vai emitir cerca de 2,5% a mais de raios ultravioletas. Antes do período industrial, 66% do planeta era habitável, segundo os pesquisadores.

Portanto, a humanidade terá menos terra fértil no futuro continente unificado. Se ela ainda existir, terá que procurar sobrevivência em outros planetas, onde as condições de vida serão melhores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.