Cientista revela que continentes vão se unir; saiba quando
Pesquisadora afirma que formação que já aconteceu há milhões de anos vai se repetir.
O planeta Terra se divide em seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida), além de cinco oceanos (Ártico, Índico, Pacífico, Atlântico e Antártico).
Contudo, o mundo já foi formado por um único continente e somente um oceano, antes de se separarem gradualmente.
Há cerca de 230 milhões de anos, o único continente se chamava Pangea e foi se dividindo, devido a alguns fenômenos da natureza, como terremotos e erupções vulcânicas.
Mas os continentes, hoje, separados pelas águas do oceano voltarão a se unir, formando apenas uma massa de terra, segundo cientista.
Como foi a separação dos continentes
Durante o período paleozoico, os continentes começaram a se formar e, inclusive, a África e a América eram unidos, algo possível até de se perceber pelo mapa-múndi atual.
No auge do período jurássico, quando ainda não existiam os humanos, os dinossauros dominavam o planeta, e essas porções de terra começaram a se fragmentar, formando os continentes que conhecemos hoje.
Inclusive, alguns continentes ainda continuam se dividindo. Por exemplo, a Califórnia, estado no oeste dos Estados Unidos, vai se separar do país daqui a milhares de anos, por conta das intensas atividades sísmicas.
De acordo com os cientistas, a Terra é um planeta em constante transformação. Atualmente, além das transformações naturais, ainda existem as causadas pela ação humana, que elevam o aquecimento global e climas extremos, tanto frios quanto quentes, causando tragédias ambientais.
Quando os continentes voltam a se unir
De acordo com Hannah Davies, geóloga do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, já existe uma data para a nova união dos continentes: daqui a 250 milhões de anos.
No entanto, ainda não se sabe se, até lá, ainda haverá humanidade e quais serão as reais condições de sobrevivência no período.
Segundo ela, a perspectiva é que, com o novo supercontinente, apenas 8% da área seja habitável, enquanto o restante terá domínio de desertos e temperaturas acima dos 50 ºC.
Inclusive, as atividades vulcânicas serão intensas e o sol vai emitir cerca de 2,5% a mais de raios ultravioletas. Antes do período industrial, 66% do planeta era habitável, segundo os pesquisadores.
Portanto, a humanidade terá menos terra fértil no futuro continente unificado. Se ela ainda existir, terá que procurar sobrevivência em outros planetas, onde as condições de vida serão melhores.
Comentários estão fechados.