Cientistas afirmam que estamos a 90 segundos do fim do mundo

Funcionando desde 1947, o relógio calcula quanto tempo falta para o apocalipse.

Pandemias, ameaças nucleares e agressões ao clima são responsáveis por diminuir nosso tempo de vida no planeta. Porém, não temos certeza de quando o fim chegará. No entanto, o relógio do juízo final é o grande responsável por indicar o quão próximos estamos do fim. Recentemente, seu horário foi atualizado e 90 segundos é tudo o que temos até o apocalipse. Então, confira o porquê.

A chegada do apocalipse

Confira agora como funciona a contagem para o fim do mundo e por que temos apenas 90 segundos até a sua chegada:

O que é o relógio?

Com o objetivo de criar alertas devido às ameaças nucleares, em 1947 cientistas criaram o Doomsday Clock para medir o tempo restante da humanidade. Além disso, o relógio simbólico também é ajustado em relação às condições climáticas, fator este adicionado ao relógio no século XXI.

Como o Doomsday Clock funciona?

Através de cálculos matemáticos, realizados de acordo com as ameaças existentes, os ponteiros do relógio assumem suas respectivas posições. O marco do fim do mundo é representado pelo horário de 00:00, ou seja, meia-noite é o horário do apocalipse e quanto mais longe estiver desse horário, melhor. Inclusive, com os embates entre Estados Unidos e União Soviética no século XX, o relógio, em sua primeira contagem, apontou para 11:53.

No entanto, o relógio tem a capacidade de voltar no tempo. Por conta de mudança de hábitos que melhorem as condições climáticas e acordos de paz, por exemplo, os ponteiros do relógio começam a andar para trás. Neste sentido, ganhamos 5 minutos no Doomsday Clock quando EUA e URSS limitaram suas atividades nucleares em 1960. Isto é, saiu de 11:58 para 11:53.

Caso o relógio atinja o horário final, significará que alguma catástrofe aconteceu e a vida humana conheceu o seu fim no planeta.

Por que 90 segundos para o apocalipse?

Devido às constantes ameaças de uso de armamento nuclear por parte da Rússia, péssimas condições climáticas e a Covid-19, o Doomsday Clock apontou para 11:58:30. Sendo assim, o relógio passou a indicar que temos apenas um minuto e trinta segundos para vivenciar o fim do mundo.

O mais próximo que o relógio chegou do apocalipse foi em 1953, quando registrava dois minutos para meia-noite. Com isso, o novo horário bateu o recorde e estamos mais próximos do fim do que nunca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.