Cientistas comparam a linguagem dos neandertais com a do ser humano moderno
Saiba algumas curiosidades sobre os neandertais e os motivos pelos quais a linguagem deles foi comparada com a dos seres humanos modernos.
Quando paramos para pensar sobre assuntos referentes a linguagens, muitas curiosidades surgem e um dos questionamentos mais frequentes é sobre a semelhança da linguagem do humano moderno com alguma outra qualquer.
Estudos sugerem que os neandertais tinham uma maneira de fala muito parecida com a nossa, no entanto, estruturalmente falando, era bem mais simples. Veja abaixo mais detalhes desse assunto.
O idioma dos neandertais era igual o nosso?
Um estudo recente, realizado pelo linguista Antonio Benítez-Burraco, concluiu que os neandertais tinham uma comunicação bem parecida com a dos humanos atuais. Essa comparação, inclusive, também se mostra presente na produção de sons e nas capacidades auditivas.
Nessa mesma pesquisa foi dito que a cavidade craniana desses povos eram menos globulares do que quando comparada à nossa, por isso, a dificuldade para processar uma conversa era muito maior. Além disso, a limitação para desenvolver estruturas mais complexas também se mostrava presente.
Um pouco mais sobre essa espécie
Os neandertais (Homo neanderthalensis), uma espécie hominídea hoje extinta, habitou toda a Europa e algumas partes da Ásia durante a época do Período Paleolítico Médio.
Devido à falta de adaptação cultural, a espécie se viu incapaz de envolver-se em um pensamento do tipo hierárquico e no quesito inovações, pois todos os recursos eram mais limitados.
Voltando a falar sobre a linguagem, acredita-se que a fala desses povos tinha menos categorias funcionais e os sons não eram tão distintos quanto os de hoje. Em relação à transmissão de sons mais elaborados e, por hora, sofisticados, eles também apresentavam muitas dificuldades.
Foi levantada, também, a possibilidade de que fatores como o frio e a seca influenciavam na comunicação, pois havia uma tendência ao uso constante de consoantes na forma de linguagem neandertal.
O que importa, na verdade, é que dificilmente vamos saber como que de fato esses povos falavam, porém, é, sim, uma certeza que as capacidades linguísticas deles eram bem diferentes de nós, seres humanos modernos.
Comentários estão fechados.