Cientistas descobrem exoplanetas com componente essencial para a vida humana
Dois planetas, nos quais supostamente só havia rochas e metais, podem conter água. A composição de Kepler-138 c e Kepler-138 d descoberta por cientistas mostrou a presença de água em boa parte de ambos.
A mais recente descoberta dos cientistas revela novidades interessantes para a astronomia. Foi apontada a presença de água em dois planetas com distância de 218 anos-luz da Terra. Eles acreditavam que apenas rochas e metais poderiam ser encontrados em ambos, mas não. A informação foi obtida por dados do telescópio Hubble e dos telescópio espaciai Sptizer. Kepler-138 c e Kepler-138 d, por terem água na composição e um tamanho maior, agora são ainda mais parecidos com a Terra.
Leia mais: Telescópio da NASA identifica detalhes da composição atmosférica de um exoplaneta
Cientistas descobrem água em dois exoplanetas, chamados de “Super Terras”
Equipe de pesquisadores publicou um artigo na revista Nature Astronomy, no qual relatam ter descoberto água em dois exoplanetas com características próximas as da Terra: Kepler-138 c e Kepler-138, ambos localizados a uma distância de 218 anos-luz, na constelação de Lyra, onde orbitam a estrela anã vermelha Kepler-138.
Pesquisadores também encontraram água
A principal semelhança entre os planetas e a Terra pode ser vista na sua composição, que acreditava ser apenas de rochas e metais. Além de seu tamanho, é claro, que é levemente maior que o da Terra. Mas não para por aí! As semelhanças são ainda maiores, conforme a descoberta de cientista. Grande parte do volume do planeta é preenchida por água, um elemento fundamental à vida, especialmente a humana.
Os cientistas chegaram a essa conclusão por meio dos dados obtidos pelo Hubble e pelo telescópios Spitzer, que mostraram imagens detalhadas que indicavam mesmo a presença de água.
Björn Benneke, cientista da Universidade de Montreal, falou um pouco sobre a descoberta: “Pensávamos anteriormente que estes planetas que eram um pouco maiores do que a Terra eram grandes bolas de rocha e metal, como versões maiores da Terra e era por isso que eram chamadas de Super Terras”. O cientista completa: “Contudo mostramos agora que estes dois planetas são bastante diferentes em natureza: uma grande fração do seu volume total é composto inteiramente por água”.
O grupo ressaltou que a água nos exoplanetas pode não estar concentrada em oceanos, como vemos na Terra.
Comentários estão fechados.