Cientistas descobrem raro planeta oceânico duas vezes maior que a Terra

Os astrônomos estão em busca de vida extraterrestre. Será que o raro planeta oceânico tem características parecidas com a Terra?

Quando as pessoas falam que você não passa de um grão de areia no universo, elas têm razão. Existem milhares de galáxias e planetas que nem sequer o ser humano desconfia. É possível que em algum lugar, seres inteligentes estejam criando novas formas de viver. Nesse caso, um grupo de astrônomos identificou um planeta raro maior que a Terra, que parece estar coberto por um oceano. 

Veja também: Foi encontrado, no Ártico, o réptil marinho mais antigo do mundo

Em busca de exoplanetas fora do sistema solar

Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela fora do nosso sistema solar. Esses planetas estão localizados em sistemas estelares distantes e representam uma área de interesse da astronomia moderna. 

Esse estudo identifica os astros, principalmente por imagens e testes nos grandes laboratórios, como a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). A caracterização de exoplanetas facilita a compreensão da diversidade planetária. 

Arare: o raro planeta oceânico que intriga cientistas

iStock

A pesquisa que encontrou o Arare, o raro planeta oceânico, foi realizada pela Chalmers University of Technology, na Suécia. Sendo assim, os relatórios foram publicados na Revista Astronomy & Astrophysics.

Nos primeiros registros, o Arare surpreendeu o grupo de pesquisadores, devido à presença de um vapor de água ao redor do globo. Portanto, foi observado pelo telescópio TESS da NASA, recebendo a identificação de TOI-733b.

Considerando as análises, foram mencionadas duas hipóteses: ele estava totalmente coberto de água ou havia perdido sua atmosfera. Isso acontece porque embora ele seja maior que a Terra, seu peso é menor. 

Como um planeta se desenvolve no universo?

Os centros de estudos astronômicos procuram encontrar planetas e exoplanetas no intuito de descobrir como eles se desenvolvem. Essa busca permanece para fortalecer determinadas teorias e levantar outras hipóteses. 

O raro planeta oceânico, que ficou conhecido como Arare, é similar ao Netuno, localizado no Sistema Solar. Nesse sentido, basta pensar que o local é úmido, de forma que o vapor cria uma camada fina de neblina.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.