Cientistas desenvolvem a "superfície mais impermeável do mundo"; conheça a novidade
De acordo com os pesquisadores, essa nova superfície é capaz de repelir a água em basicamente todos os ângulos, evitando assim a absorção de umidade. Veja!
Após anos de estudo, cientistas da Aalto University, localizada na Finlândia, criaram uma nova superfície impermeável que promete ser a mais eficaz já criada até o momento.
O método foi batizado como “a superfície mais repelente à água de todos os tempos”, pois impede a penetração das moléculas na superfície.
De acordo com o New Atlas, o revestimento se assemelha aos que já existem atualmente, que permitem que a água escorra pela superfície. No entanto, o que o diferencia são os ângulos, que são 500 vezes mais rasos do que os de outros materiais hidrofóbicos.
Entenda a nova superfície impermeável
O material é semelhante a uma superfície líquida, denominada LLS, com monocamadas automontadas (SAMs). Essas camadas revestem o que chamamos de substrato de silício.
No entanto, ao ajustar alguns pontos essenciais, como temperatura, conteúdo de água e outros critérios, foi possível controlar a quantidade de silício que os SAMs iriam revestir.
Com uma baixa cobertura, a superfície se torna escorregadia, pois se torna superhidrofóbica. A descoberta foi surpreendente, já que, segundo Sakari Lepikko, autor da pesquisa, parecia difícil que uma cobertura baixa produzisse uma superfície escorregadia.
Mais dados do estudo
De acordo com a Aalto University, uma vez que a água está em contato direto com superfícies sólidas, é necessário compreender como cada molécula reage a esse contato, seja através da adesão ou do deslizamento.
Isso ajuda os cientistas a criar novos produtos e aprimorar tecnologias. Assim, as coberturas do SAMs são os maiores repelentes de água que já conseguiram descobrir até hoje.
Assim, com o alto ângulo, a água consegue deslizar de praticamente qualquer ângulo que não esteja perfeitamente nivelado. Ainda de acordo com Lepikko, há alguns possíveis usos para esta descoberta no mercado: a transferência de calor em tubulações, o degelo e o antiembaçamento estão no topo da lista.
* Com informações de New Atlas
Comentários estão fechados.