Cientistas revelam truque simples para se comunicar com seu gato – e funciona mesmo!

Pesquisadores revelam que piscar devagar pode ser a chave para uma interação amigável.

Durante séculos, a comunicação com gatos sempre foi um mistério e, muitas vezes, cercada de mitos. No entanto, avanços científicos possibilitaram uma compreensão mais profunda do comportamento dos felinos.

Um estudo inovador, realizado nas universidades de Portsmouth e Sussex, traz novas luzes sobre essa interação. Publicado na revista Relatórios Científicos da Natureza, a pesquisa sugere que o piscar lentamente dos animais pode ser uma forma eficaz de comunicação entre humanos e gatos, o que pode ser a chave para uma convivência mais harmoniosa.

Gatos parecem se comunicar também por meio da piscada – Imagem: reprodução/Arina Krasnikova/Pexels

Métodos e descobertas

Em um primeiro experimento, 21 gatos de 14 lares diferentes participaram. Os tutores piscaram lentamente para seus felinos a fim de garantir que os animais ficassem confortáveis. Sentados a um metro de distância, os donos observaram que os gatos retribuíam o piscar devagar, o que sugere uma comunicação amigável.

Já em um segundo teste, 24 gatos de oito casas foram analisados, com os pesquisadores repetindo a ação. Diferentemente do primeiro experimento, agora os tutores não estavam presentes. Os felinos não só piscavam de volta, mas também se aproximavam mais dos pesquisadores, o que indica uma relação de confiança.

Significado do comportamento dos gatos

Pesquisadores acreditam que o piscar lento é visto pelos gatos como um sinal de interação calma. Esse comportamento pode ter sido desenvolvido ao longo do tempo, pois os humanos recompensam os felinos por responderem de forma positiva ao piscar.

Além disso, a interrupção de um olhar fixo, que pode ser ameaçador, pode ser outro motivo para os animais adotarem tal prática. Isso sugere que o piscar lento é uma estratégia para promover segurança e conforto durante a interação social.

Compreender essa forma de comunicação pode melhorar significativamente o bem-estar dos gatos. Desde consultórios veterinários até abrigos de animais, esses insights serão aplicados em diversas situações. Logo, abrir caminhos para interações mais positivas entre humanos e gatos fomenta um ambiente propício ao convívio seguro e afetuoso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.