CIN: Detran do Rio de Janeiro começou a emitir o novo documento de identificação
A nova Identidade Nacional vai usar apenas o número do CPF como a identificação necessária para o cidadão. Conheça o plano do governo!
Na última segunda-feira, 30, o Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ) começou a emitir o novo documento com a unificação do CPF. O plano governamental é fazer com que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) diminua o risco de fraude ao qual o cidadão estava exposto. Ele era causado pelo uso da documentação que estava em vigor. Apesar da novidade, não há pressa. O documento com RG será válido até 2032, conforme instituiu o decreto federal.
Detran do Rio de Janeiro começou a emitir a CIN
Neste primeiro momento, o Detran carioca vai emitir a nova documentação para crianças de 0 a 11 anos de idade quando for solicitada a primeira via da identidade nas agências do departamento.
A emissão do documento será feita apenas com uma observação: para a criança ter acesso, será preciso ter o CPF na certidão de nascimento ou a certidão e a inscrição no CPF em mãos. Caso não tenha o registro, o Detran vai emitir o RG “antigo” e tradicional. Posteriormente, o órgão emissor vai extender a emissão para outras idades.
Para ter acesso ao novo documento, será necessário se inscrever no CPF em uma destas unidades: Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Correios ou cartório de Registro Civil. A mudança foi motivada pelo fato de o RG ser facilmente fraudado. Um cidadão, por exemplo, poderia emitir um novo documento a cada estado do país, sem qualquer dificuldades. Com o CPF, não. A identidade ficará muito mais segura.
CIN como novo documento: o que muda?
Além de não haver mais o número do RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida com um QR Code para facilitar a consulta à procedência e autenticidade da documentação. O documento também oferecerá uma facilidade maior para os brasileiros que fazem viagens internacionais, pois a partir de agora o código internacional MRZ, utilizado em passaportes e emitido na CIN, facilitará a identificação dos brasileiros em outros países.
O modelo digital poderá ser emitido pelo portal Gov.br somente quando o documento impresso for solicitado.
Comentários estão fechados.