Cinco universidades federais brasileiras abrem editais para mestrado

Cursos contemplam áreas diversas, incluindo, o programa em Ciências Aeroespaciais disponibilizado pela Universidade da Força Aérea.

0

Atenção, estudantes interessados em cursar um mestrado! Cinco universidades federais brasileiras abriram editais com vagas para seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Os programas incluem diversas áreas de aprofundamento, como Educação e Ciências Aeroespaciais. Confira as datas previstas para matrícula em cada instituição.

Universidade da Força Aérea (UNIFA)

A instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) disponibiliza 25 vagas no programa de mestrado em Ciências Aeroespaciais para formação complementar de profissionais da aeronáutica e fomento de pesquisas. Os candidatos passarão por provas teóricas e de inglês, além de análise documental e entrevista.

As inscrições estão abertas entre 13 de julho e 15 de agosto. Para se candidatar, o interessado deve anexar o projeto de pesquisa, histórico escolar, currículo, RG e CPF. A relação dos candidatos classificados no processo será divulgada em 14 de novembro. As atividades acadêmicas terão início em 11 de março do ano que vem.

Saiba mais pelo edital.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

A UFSCAR publicou edital do programa de mestrado na Educação, disponibilizando 67 vagas em suas diferentes linhas de pesquisa. As oportunidades atendem docentes das áreas de Exatas e Ciências Humanas. Os candidatos serão selecionados por meio de avaliação do histórico escolar, projeto de pesquisa, currículo, prova e defesa orais.

As inscrições seguem até o dia 20 de julho pelo site do Programa de Pós-Graduação da UFCS. O interessado pode escolher a área relacionada ao seu projeto dentre as seguintes linhas de pesquisa:

  • Práticas Sociais e Processos Educativos: cinco vagas
  • História, Filosofia e Sociologia da Educação: cinco vagas
  • Formação de Professores e outros agentes educacionais: quatro vagas
  • Estado, Política e Formação Humana: 15 vagas
  • Educação, Cultura e Subjetividade: 13 vagas
  • Educação Escolar: teorias e práticas: 14 vagas
  • Educação em Ciências e Matemática: nove vagas

Mais detalhes pelo edital.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A UTPFR disponibiliza 45 vagas no programa de mestrado em Engenharia de Produção. Do total de oportunidades, cinco são reservadas a servidores. A exigência é de graduação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e afins. As inscrições seguem abertas até o dia 14 de agosto.

Na ementa do programa, estão incluídas aulas a respeito de sustentabilidade, gestão de conhecimento e uso de softwares. O intuito é estimular a pesquisas para indústria e comércio, além da solução de problemas. As aulas serão ministradas no campus de Francisco Beltrão.

Informações completas pelo edital.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professores da rede pública de ensino no estado têm a oportunidades ingressar no programa de Mestrado em Letras da UFAM. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc AM). Ao todo, são 30 vagas para duas linhas de pesquisa – Estudos da Linguagem e Estudos Literários.

Os candidatos serão selecionados através da análise do projeto de pesquisa, além de prova de conhecimentos e entrevista. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (16) pelo site do próprio programa. O interessado deve anexar o pré-projeto, histórico escolar, currículo e documentos pessoais.

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

A UFCG publicou edital do programa de mestrado em Administração, trazendo 20 vagas no curso focado em Gestão Social e Ambiental. As vagas são distribuídas entre duas linhas de pesquisa – Organização, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade e Educação; e Cidadania e Políticas de Gestão Social e Ambiental.

Apesar de já ter sido lançado, o edital prevê inscrições, apenas, entre os dias 01° e 15 de outubro. Para participar, o candidato deve ter Graduação Plena ou na Modalidade Tecnológica em cursos reconhecidos pelo MEC. As inscrições são aceitas de forma presencial na Secretaria do Programa ou pelo e-mail: seleçã[email protected]

O interessado em uma das linhas de pesquisa deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, RG, CPF, histórico escolar, plano de pesquisa, currículo e a cópia do resultado de uma das edições do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Bônus: Universidade de Laussanne

Que tal sair do Brasil e fazer seu mestrado na Suíça? A Universidade de Lausanne tem edital aberto para bolsas de mestrado em todas as áreas de atuação. Entre os cursos disponibilizados, estão programas em Biologia, Negócios, Artes e Ciências Políticas. Candidatos têm até o dia 01º de novembro para se inscrever.

A bolsa disponibilizada tem o valor de 1.600 francos suíços destinados ao abatimento das taxas universitárias. Quanto às demais despesas, o estudante deve verificar as possibilidade de trabalho no país. O programa exige diploma de graduação e proficiência em inglês no nível B2 comprovada.

As inscrição pode ser feita on-line, pelo site do programa. Além do procedimento, é necessário enviar a documentação solicitada por correio, em inglês, além de pagar uma taxa no valor aproximado de 22 francos suíços. Alguns cursos não estão disponíveis para o programa, sendo eles:

      • Master from the School of Medicine
      • Master of education
      • Master of Law from the Universities of Zurich and Lausanne
      • Master of criminal Law, magistracy specialism
      • All MASs (PhD programmes)

A lista com todos os programas que permitem o ingresso por bolsa está disponível aqui.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.