Civilização maia de 2.000 anos foi descoberta ao norte da Guatemala
Pesquisadores publicaram artigo sobre a descoberta de uma grande população maia que esteve na Guatemala há milênios.
Pesquisadores de diversas instituições dos EUA se juntaram aos colegas da França e da Guatemala para uma nova descoberta. Eles encontraram uma população maia de 2 mil anos ao norte da Guatemala. Na publicação na revista Ancient Mesoamerica, o grupo descreve como fizeram o levantamento para chegar à fascinante descoberta.
Leia mais: Tudo real: veja 5 descobertas bizarras feitas nos lugares mais inesperados
Os pesquisadores fizeram uso do LiDAR, que é semelhante a um sistema de detecção, como um radar que faz uso de laser. Esse laser é capaz de penetrar as vegetações em grande profundidade, revelando o que está abaixo do solo.
Durante os anos da pesquisa, este é o objeto que tem sido útil, especialmente para ser usado em áreas com densas florestas. É o que torna possível localizar civilizações tão antigas.
Civilização maia na Guatemala
Durante o novo mapeamento, os pesquisadores sobrevoaram a Guatemala para reforçar a pesquisa. Nessa etapa, descobriram e descreveram que havia uma grande civilização maia no local.
No estudo dos mapas, os pesquisadores observaram que havia um pouco mais de mil assentamentos em cerca de 1046,07 metros quadrados e que a maioria estava conectada a diferentes estradas. Nesses assentamentos, os pesquisadores puderam observar que os lugares contavam com uma população muito ampla.
Observaram que havia calçadas, semelhante aos canteiros de estradas, que contavam com 177 quilômetros de caminhos que poderiam ser percorridos, tonando possível que uma civilização pudesse visitar outros lugares.
Na pesquisa, os os estudiosos encontraram provas da existência de grandes pirâmides em alguns desses assentamentos, bem como de grandes plataformas. Segundo os especialistas sugeriram, alguns desses lugares foram utilizados para realizar política, trabalho e lazer. Esses espaços descobertos também tinham quadras para jogar bola. As pesquisas recentes mostraram que essas eram quadras úteis para que as pessoas da região praticassem esportes.
Além de toda a genialidade descoberta de um povo que viveu há mais de 2 mil anos, foram encontrados canais para que as águas pudessem ser movidas para os reservatórios, a fim de permitir o uso durante a seca.
Comentários estão fechados.