Clima HOJE: Frio e chuva invadem diversos estados, esteja preparado
A frente fria vai avançar e causar temperaturas mais baixas em quase todo o país. Do Rio Grande do Sul até Roraima, portanto, as temperaturas serão mais baixas.
A partir desta terça-feira, 13, os dias serão mais frios em algumas regiões do país. A baixa temperatura será motivada pela formação de uma área de baixa pressão atmosférica que se formou entre São Paulo e o Paraná.
Essa área de baixa pressão representa o risco de ocorrência de chuvas intensas e volumosas em alguns estados, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, no sudoeste de Mato Grosso e em Santa Catarina.
Além disso, a presença de instabilidades tropicais pode levar chuvas para o Acre e Roraima. Na maior parte do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Nordeste terá um clima mais estável, sem previsão de chuvas intensas, diferente das outras regiões.
No Rio Grande do Sul, a influência de uma massa de ar seco contribui para a persistência do frio. Essa condição climática aumenta o risco de ocorrência de geada na região sul do Estado.
Espera-se que as temperaturas mínimas fiquem abaixo de 3ºC, acentuando a sensação de frio. É importante que as pessoas se protejam adequadamente e adotem medidas para evitar problemas relacionados às baixas temperaturas, especialmente nas áreas afetadas pela geada.
Previsão de chuva durante a semana
Nos próximos dias, a presença da nova Frente Fria e a formação de duas áreas de baixa pressão atmosférica manterão a ocorrência de chuvas em grande parte da região Centro-Sul do Brasil. Esses sistemas meteorológicos contribuirão para a continuidade das precipitações.
Espera-se volumes significativos de chuva, variando entre 45 e 150 milímetros ao longo de apenas cinco dias. É necessário estar atento, especialmente nas regiões do Nordeste Gaúcho, Leste Catarinense, Leste do Paraná e Sul de São Paulo, onde os acumulados de chuva podem ser mais expressivos.
Além das chuvas, outro fenômeno que vai demandar a atenção dos brasileiros é a chegada de uma massa de ar frio, de origem polar, ao país nesta semana. Essa massa de ar causará uma queda considerável nas temperaturas em diversos estados.
No entanto, devido ao tempo nublado e às chuvas previstas, não se esperam condições favoráveis para a formação de geada em grande parte das regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
É importante ficar atento às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades locais em caso de condições adversas.
Comentários estão fechados.