Clorofila faz bem para a saúde dos gatos? Descubra agora!
Conheça os efeitos dessa substância para os bichanos.
Os gatos são curiosos, por isso é comum que explorem as plantas da casa ou de fora, farejem e até mesmo as morda. Então, se você é “pai” ou “mãe” de gatos deve saber que existem plantas tóxicas para esses animais, mas também há plantas benéficas e é principalmente sobre elas que você vai saber agora.
A grama ajuda os gatos na digestão e também serve para eliminar as bolas de pelos que ficam acumuladas no trato gastrointestinal conforme eles se limpam. Além disso, é uma diversão a mais para esses bichinhos.
Um dos componentes das plantas é a clorofila, pigmento responsável pela cor verde. Contudo, além de dar cor, a clorofila é fundamental para a fotossíntese, pois ajuda na oxigenação das plantas, mas será que para os bichanos a clorofila é positiva? Descubra abaixo.
Clorofila faz bem para a saúde dos gatos?
Sim. Inclusive é administrada para cães e gatos com anemia. A explicação é que a estrutura da clorofila é praticamente idêntica a da hemoglobina (uma proteína que transporta o oxigênio no sangue).
A clorofila também é rica em nutrientes como as vitaminas A, C e E, por isso é um potente antioxidante e combate os radicais livres do corpo.
Agora que você já sabe que a clorofila é ótima para os gatinhos, saiba de algumas plantas que são fontes dessa substância e que podem ser consumidas por eles: grama-de-gato, tomilho, salsa, alecrim, garra de gato. Além dessas, a planta mais popular para os bichanos é a catnip, saiba um pouco mais sobre ela:
Catnip
Conhecida como Erva do gato, o odor da catnip aguça os gatinhos e pode causar efeitos como ficar muito relaxado ou rolar por cima da planta muito alegre. Isso ocorre por que a Nepeta cataria (nome da catnip) libera nepetelactona, um composto que atiça os bichinhos e promove esse tipo de reação.
Atenção para as plantas potencialmente tóxicas para os gatos
Algumas espécies de plantas devem ficar longe dos gatos, pois são tóxicas para eles. Assim, veja algumas delas: Antúrio, Espada de São Jorge, Lírio, Violeta, Azaleia, Hortênsia, Aspargo-samambaia.
Alguns sinais de intoxicação são diarreia, vômito, perda do apetite, apatia e convulsões. Então, ao perceber qualquer um desses sintomas leve seu gato a um médico veterinário.
Comentários estão fechados.