CNH: Confira lista de motoristas com a carteira cassada
Alguns condutores terão a CNH cassada de acordo com divulgação do Detran.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma série de penalidades para os motoristas que descumprirem as regras. A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das consequências mais graves. Essa penalidade existe e agora é uma realidade para muitos motoristas. Por isso, confira neste artigo a lista de motoristas que terão a CNH cassada.
Leia mais: Saiba até quando você deve solicitar o seu novo RG
Lista de motoristas com a CNH cassada é divulgada pelo Detran
No dia 20 de abril, o Distrito Federal divulgou um documento com a relação de 40 motoristas que tiveram a CNH suspensa pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e que podem ter o direito de dirigir um veículo negado pelo período de um ou dois anos.
São 37 homens e três mulheres entre os 40 nomes incluídos na lista do Detran do Distrito Federal. Para interposição de recurso, contam-se 30 dias da data de publicação da sanção no Diário Oficial da República Federativa. Os motoristas devem apresentar suas licenças às autoridades competentes em até 48 horas após a decisão judicial.
Entenda mais sobre a cassação da CNH
As causas mais comuns da perda do direito de dirigir são um padrão de infrações graves cometidas enquanto o motorista tem permissão para dirigir ou após a suspensão da licença. Dirigir sem habilitação válida, participar de atividades inseguras e competições de corrida ou sofrer uma lesão criminal, por exemplo, pode resultar na suspensão da CNH.
Depois de dois anos, qualquer motorista que tenha perdido a carteira de habilitação deve fazer um curso obrigatório de autoescola. Também estão incluídos no exame os testes psicotécnico, teórico-técnico e de realização, bem como os testes de aptidão física.
Diferença entre suspensão e cassação da CNH
O procedimento de suspensão da CNH tem aplicações, como quando um motorista acumula um total de 20 ou mais pontos na carteira em um período de até 12 meses devido a diversas infrações. Nesse caso, o documento fica suspenso por 6 a 12 meses.
No caso de cassação da CNH, a pessoa fica proibida de dirigir por dois anos e deve refazer os exames para receber a carteira de habilitação (provas visuais, psicológicas, teóricas e práticas), conforme as regras previstas no CTB.
Comentários estão fechados.