CNPq afirma que regularizou pagamentos que estavam pendentes de bolsas de pós-graduação

O pagamento do CNPq constava em atraso para muitos estudantes. Nesta semana, o presidente da organização anunciou que regularizou o repasse.

O pagamento das bolsas de pós-graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) constava em atraso para muitos estudantes. Foram diversas manifestações nas redes sociais para anunciar que o pagamento estava atrasado e que permaneceram sem a justificativa do atraso. Saiba mais sobre a regularização dos pagamentos ao longo do artigo.

CNPq regularizou os repasses para bolsistas

Desta vez, o atraso não foi ocasionado por falta de verbas, como afirmou o presidente da organização, Ricardo Galvão. Na última quarta-feira, 8, portanto, o pagamento foi regularizado para que os bolsistas pudessem receber o valor integral.

Ricardo Galvão anunciou que a ausência de pagamento aconteceu por questões burocráticas do próprio sistema, pois a verba foi repassada para que o pagamento total fosse efetuado. Assim, ele confirmou o atraso, embora os pesquisadores já soubessem do caso, e anunciou que foi normalizado.

Marta Aguiar de Sousa, pesquisadora da pós-graduação que recebe a bolsa do CNPq mensalmente informou que ficou confusa quando não viu o valor em conta, afirmando que esteve acompanhando a todo momento.

“Foi um sufoco. Infelizmente ninguém avisa nada. E sabe qual o grande sufoco? É de nem saber como cobrar, como entender o que eu deveria fazer”, disse a bolsista.

Bolsas estavam em atraso e sem reajuste há dez anos

Os bolsistas também comentaram sobre um possível reajuste que não foi feito. Afirmaram que o último reajuste da bolsa aconteceu há dez anos e que o valor sofre com defasagem. Pesquisadores do mestrado recebem R$ 1.500 e do doutorado, R$ 2.200 mensalmente.

Bolsistas e representantes organizam uma forma de chamar a atenção do governo para o que tem acontecido. O governo se manifestou dizendo que esta é uma das questões que precisam ser tratadas com urgência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.