Coach de vida revela a frase que você JAMAIS deve dizer quando está com raiva!
É difícil se controlar em um momento de raiva, mas algumas coisas não devem ser ditas apesar da frustração momentânea.
Apesar de nossos esforços para evitá-la, é inevitável que as pessoas despertem a nossa raiva. Embora seja um sentimento comum, a maneira como expressamos essa raiva pode ter um impacto significativo na resolução do problema. Nesses momentos difíceis, precisamos de conselhos.
Stef Ziev é uma coach de vida que tem como objetivo orientar as pessoas a encontrarem o propósito de suas vidas. Durante essa jornada, ela ensina técnicas eficazes de comunicação e indica o que nunca deve ser dito de cabeça quente.
Segundo Ziev, um aspecto crucial para expressar qualquer sentimento de maneira saudável é reconhecê-lo, dar-lhe um nome e permitir que ele seja expresso.
Além de sua atuação como coach de vida, Ziev é autora do livro “A escolha é sua: uma abordagem simples para viver e liderar com mais alegria, facilidade e propósito”.
Existem algumas orientações de Ziev sobre o que evitar dizer, especialmente no ambiente de trabalho, em situações desafiadoras que possam causar um ambiente difícil para todos.
Como lidar com o momento de raiva?
A frase que você NUNCA deve dizer, segundo a coach é “Você me faz sentir…”
Ziev aponta que comumente dizemos “você me faz sentir X, Y e Z”, mas essa afirmação pode não ser totalmente precisa. Afinal, cada indivíduo aborda uma interação trazendo consigo suas experiências passadas, histórias pessoais e cicatrizes emocionais.
Como alternativa, Ziev aconselha identificar a ação que provocou um determinado sentimento e relatar a consequência desse comportamento em sua vivência pessoal.
A sugestão dela é expressar-se da seguinte forma: “A minha reação a esse seu comportamento é X, Y e Z”.
O que fazer após superar o estresse?
Uma vez que você esteja emocionalmente equilibrado e tenha estabelecido um momento para conversar, Ziev sugere seguir estas seis etapas ao abordar a conversa sobre o problema:
- Defina sobre o que você quer conversar: antes de iniciar a conversa, reflita sobre seus objetivos e o que espera alcançar por meio da discussão. Considere como essa conversa pode contribuir para uma solução que seja satisfatória para você.
- Consciência: ao compartilhar sua experiência durante a conversa, evite torná-la pessoal e foque nos efeitos que a interação teve em você. Comunique de forma objetiva e descritiva como você se sentiu ou como a situação impactou seus pensamentos e emoções, evitando culpar ou atacar a outra pessoa.
- Assuma as próprias responsabilidades: reconheça que você pode ter parte direta com o problema.
- Pedidos: solicite o que você precisa para conseguir superar a raiva e siga em frente.
- Crie parcerias: durante a conversa, é importante perguntar à outra pessoa o que você precisa para que seu pedido seja atendido. Essa abordagem demonstra interesse em encontrar uma solução mútua e colaborativa.
- Feedbacks: é importante demonstrar interesse genuíno em encontrar uma solução mútua e colaborativa. Uma maneira de fazer isso é perguntar à outra pessoa o que ela precisa para atender ao seu pedido.
Comentários estão fechados.