Com IA, softwares da Adobe irão criar e editar vídeos usando comandos de texto
Segundo a empresa, a adição da Inteligência Artificial tem como intuito ajudar editores de vídeo a refinar os seus produtos finais.
A Adobe planeja incorporar as capacidades da sua tecnologia de inteligência artificial generativa, chamada Firefly, nas ferramentas de criação de vídeos dos seus softwares.
Segundo a empresa, a IA será utilizada para aprimorar o conteúdo produzido no Premiere Pro, que é a “versão paga” dos seus sistemas.
Esse aprimoramento permitirá ajuste de cores, e a criação de sons e animações com base em comandos de texto.
Apresentado em março de 2023 como uma IA generativa especializada em imagens, o Adobe Firefly possui algumas outras funcionalidades.
Para exemplificar, na última segunda-feira (17), a empresa demonstrou como o modelo de Inteligência Artificial poderá atuar, no futuro, como um auxiliar para editores de vídeo que usam o Premiere Pro.
A integração do Firefly com o Premiere Pro ajudará os editores a refinar o conteúdo produzido de forma mais ágil. O profissional poderá transitar entre estilos visuais, conceitos e outros detalhes da produção com maior facilidade.
Mais detalhes sobre o funcionamento do Adobe Firefly
Ainda segundo informações da Adobe, a adição do Firefly no Premiere Pro permitirá a realização de ajustes na paleta de cores, clima, iluminação e outros detalhes mais específicos, além da criação de sons e trilhas sonoras.
O Firefly também será capaz de gerar estilos e animações para fontes e ilustrações, e usar scripts como prompts para visualizar cenas e criar storyboards automaticamente.
A Adobe reforça que todas essas modificações poderão ser feitas através de comandos de texto, uma vez que o Firefly é capaz de interpretar as instruções dos usuários. A funcionalidade é semelhante àquela vista nos novos super chatbots, como o ChatGPT.
Como demonstração do “poder” da nova IA, a empresa divulgou um vídeo no qual um profissional solicita à IA que altere o horário do dia para o pôr do sol, resultando em uma mudança completa na composição da cena.
Além desses modos de atuação praticamente autônomos, a IA do Firefly também fornecerá tutoriais e dicas relevantes que podem ajudar o criador de conteúdo a aprimorar seu material e adiantar processos de criação.
Além do Firefly
Juntamente com as novidades a respeito do Adobe Firefly, a empresa também anunciou outras novidades em termos de melhoria para os seus softwares.
Dentre essas novidades, destacam-se um novo sistema de transcrição automática de vídeos, mapeamento automático de tons, melhorias de desempenho nos softwares da linha e muito mais.
No que diz respeito ao Adobe Firefly mais especificamente, a empresa deixou claro que, por a IA ser um pouco “pesada”, a versão Premiere Pro que vai utilizá-la deve rodar em nuvem. Ainda não há previsões de lançamento da nova tecnologia.
Comentários estão fechados.