Com ou sem acento? Veja a forma certa de escrever ESTAS 4 palavras
Apesar de comuns, esses vocábulos geram dúvidas na cabeça das pessoas, que geralmente erram suas acentuações.
A língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo. E isso não somos apenas nós que estamos dizendo, mas também linguistas de todo o mundo.
Dentre as dificuldades que o nosso idioma impõe a quem tenta aprendê-lo, está o estudo da sua intrincada gramática, que é temida por muitos. As regras de acentuação gráfica, por exemplo, são um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas.
Porém, elas são fundamentais para a escrita e até a pronúncia correta de muitas palavras. De qualquer forma, muitas pessoas ainda erram, até inconscientemente, a acentuação de uma série de palavras.
E por falar em palavras que são frequentemente escritas com acentos errados ou sem acento, vamos apresentar quatro delas aqui. Nesse caso, esses vocábulos levam acento, mas não são acentuados na maioria das vezes.
1. Âmago
Por ser uma paroxítona terminada em “o” e precedida por uma vogal, a palavra Âmago deve ser escrita com um acento circunflexo “^” no seu início, assim como está escrito no termo em negrito acima.
2. Bênção
De acordo com as regras de gramática da língua portuguesa, todas as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima e terminam em ã, ãs, ão ou ãos, precisam ter acento na primeira sílaba. No caso de Bênção, o acento é circunflexo e recai sobre a letra “e”.
3. Delícia
Delícia é uma paroxítona terminada em ditongo. Então, a sua sílaba tônica, que no caso fica no meio da palavra, deve ter acento. Aqui o acento é agudo e fica sobre a letra “i”.
4. Hífen
Por fim, temos a palavra Hífen, uma oxítona terminada em “n”, uma letra vogal. As suas características exigem que a sílaba tônica em seu início receba um acento agudo na letra “i”.
Comentários estão fechados.