Com quantos dias sem treino uma pessoa começa a ‘secar’?

Essa é uma grande preocupação dos ‘marombeiros’ de plantão.

Muitas pessoas dedicam-se a uma vida de treinos intensos na academia, não apenas para manter a saúde, mas também para hipertrofiar, ou seja, ganhar massa muscular.

É comum entre os frequentadores de academias observar que, após um determinado tempo sem treinar, há uma perda perceptível de volume muscular, o que é popularmente conhecido como “secada”.

Tal fenômeno causa grande preocupação entre os amantes da “maromba”, que temem ver seus esforços de meses ou anos indo por água abaixo. Mas será que isso é apenas uma percepção superficial?

Na verdade, há uma explicação científica por trás desse processo, e para falar sobre o assunto, o portal MinhaVida conversou com o educador físico Belino Coelho.


Para manter a boa forma, o ideal é não ficar muito tempo fora da academia – Imagem: reprodução

Quando começa a perda de massa muscular?

Segundo Belino Coelho, a perda de volume muscular começa a acontecer entre duas e três semanas sem treino. Durante esse período, os músculos perdem água e glicogênio, responsáveis por parte do volume muscular, fazendo com que literalmente “murchem”.

No entanto, a intensidade com que isso ocorre pode variar significativamente de pessoa para pessoa, principalmente em função da alimentação e do estilo de vida.

De qualquer forma, a melhor maneira de manter-se “grandão” é treinar com frequência. Ao exercitar-se regularmente, o corpo recebe sinais de que precisa manter a musculatura em um estado de hipertrofia.

Quando o corpo não recebe tais estímulos, ele entende que não precisa mais de músculos tão grandes e, consequentemente, começa a reduzir o seu tamanho.

A musculação, portanto, manda “recados” ao cérebro, indicando que o músculo precisa crescer e se manter forte.

Entretanto, é importante destacar que a perda muscular não é interminável. Segundo outros especialistas, na maioria das vezes, o músculo atinge um ponto de estabilização, especialmente em indivíduos com musculatura já bastante hipertrofiada, e só continuaria a diminuir em caso de doenças ou condições severas.

Além da questão estética, exercitar os músculos traz inúmeros benefícios à saúde, como a melhora da postura, o aumento da resistência física, a prevenção de doenças crônicas e a promoção do bem-estar mental.

*Com informações do portal MinhaVida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.