Você sabe com que frequência deve lavar as toalhas de banho? A resposta vai te chocar

Existe um tempo correto para lavar as toalhas de banho, a fim de evitar alta contaminação por bactérias. Você sabe qual é?

Uma dúvida recorrente em donos e donas de casa é: qual intervalo de tempo necessário para lavar as toalhas de banho?

Isso porque o intervalo entre as lavagens desses itens pode variar muito, indo de diário a mensal, nalguns casos.

Em muitos casos, se não houver cheiro ruim das toalhas usadas, os seus usuários não veem necessidade de lavá-las.

Contudo, existe um tempo correto para lavar as toalhas, estejam elas fedendo ou não.

Continue lendo para descobrir que tempo é esse!

A frequência na lavagem das toalhas define se germes e bactérias vão proliferar ou não

Pesquisadores definiram o tempo ideal para a lavagem

Algumas pessoas afirmam que não faz sentido lavar uma toalha de banho várias vezes na semana, uma vez que nos enxugamos com elas apenas quando estamos limpos ao sair do banho.

No entanto, cientistas debateram que isso não vem ao caso, já que a umidade da toalha é o suficiente para criar um ambiente propício para o crescimento de várias espécies de bactérias e até mesmo fungos.

Além disso, devido a essa crença de “estarmos limpos ao sair do banho”, muitas pessoas acabam não lavando suas toalhas com a frequência suficiente para prevenir uma alta proliferação de microrganismos.

Assim, foram realizadas algumas pesquisas sobre o assunto: por um lado, cientistas confirmaram a presença de entre 250 e 650 milhões de bactérias em toalhas do primeiro ao sétimo dia de uso.

Já por outro lado, descobriu-se que apenas cerca de 7% dos adultos lavam as toalhas dia sim, dia não. Enquanto 17% das pessoas lavam as toalhas apenas algumas vezes por mês.

Como conclusão dessas pesquisas, a especialista Madame Sweat afirmou que, para manter as toalhas mais limpas e livres de bactérias, o ideal seria lavar pelo menos duas vezes por semana. Enquanto o Instituto de Limpeza recomenda lavar após três usos.

Aliado a isso, o uso de vinagre e bicarbonato de sódio é essencial para a desinfecção dos microrganismos presentes.

No entanto, algumas pessoas ainda mantêm uma posição rígida sobre o assunto, afirmando que há anos lavam suas toalhas poucas vezes e nunca tiveram nenhum problema, já que existem bactérias por todos os lugares, estas são responsáveis por fortalecer o sistema imune ao contato.

Outro ponto importante foi o uso constante da máquina de lavar, afetando diretamente as contas de luz, o que, para quem não tem costume de lavar roupa muitas vezes durante a semana, pode ser um grande desafio para o bolso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.