Combate às fake news: Google cria ferramenta que detecta imagens manipuladas; entenda
O dispositivo aponta a origem, o uso e o contexto atual das imagens, determinando se foram retiradas de contexto ou não.
Enquanto a disseminação de notícias falsas costuma estar associada principalmente ao conteúdo textual, as imagens também apresentam papel significativo na propagação de informações enganosas.
Uma das formas mais comuns de fake news relacionadas a fotos envolve a manipulação de delas para criar uma narrativa falsa.
Isso pode incluir a edição de imagens para adicionar ou remover elementos, como pessoas, objetos ou um contexto, de maneira a distorcer a realidade.
Em vista disso, o Google lançou uma ferramenta para combater a disseminação de imagens falsas e a desinformação nos resultados de pesquisa.
O “Sobre esta imagem” do Google
Chamada “Sobre esta imagem”, essa inovadora função oferece aos usuários informações cruciais sobre as figuras encontradas na web, permitindo que usuários verifiquem se uma foto foi manipulada ou criada com o uso de Inteligência Artificial (IA).
O anúncio dessa ferramenta ocorreu durante a conferência anual da empresa, a Google I/O 2023, em maio, e agora está sendo gradualmente implementada.
Contudo, é importante ressaltar que, por enquanto, tal funcionalidade está disponível somente em inglês, sem uma data confirmada para seu lançamento na versão brasileira do mecanismo de busca.
Para acessar as informações fornecidas pela “Sobre esta imagem”, os usuários precisam selecionar uma foto nos resultados de pesquisa e, em seguida, clicar nos três pontos de opções encontrados na barra superior.
(Imagem: divulgação)
Feito isso, basta escolher a opção “Sobre esta imagem” para ter acesso a um histórico que apresenta os outros locais nos quais a imagem foi publicada na internet.
A página exibirá uma linha do tempo, indicando as últimas páginas em que a imagem foi usada online, junto a uma estimativa aproximada da data em que ela foi indexada pela primeira vez nos registros do mecanismo de busca.
Essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de mostrar a origem da imagem dentro da plataforma, incluindo seus metadados, sempre que disponíveis.
Isso permite contextualizar a imagem e informar o usuário sobre como ela foi utilizada ou descrita em diversos sites, como portais de notícias, auxiliando na identificação de alegações falsas associadas à imagem.
De forma geral, a função é semelhante a um recurso já existente chamado “Sobre este resultado”, que é aplicado a resultados de pesquisa de texto.
A ferramenta “Sobre esta imagem” está disponível apenas nos resultados de pesquisa do Google, ainda não no Google Lens. Porém, a disponibilidade em outros países, incluindo o Brasil, ainda não tem data definida.
Por fim, outras maneiras de acesso estão em desenvolvimento e serão lançadas nos próximos meses.
Comentários estão fechados.