Comemorar aniversário antes da data traz azar? Conheça essas e outras superstições
Países como Japão, México e Itália têm tradições próprias no tocante à comemoração do aniversário.
Você costuma planejar como celebrar seu próximo aniversário? Então, deve saber que é comum perguntar-se se antecipar a festa pode trazer azar. Diversas culturas ao redor do mundo têm crenças específicas sobre esse tema, que influenciam suas tradições.
Você já fez uma celebração antecipada ou prefere aguardar o dia exato? Muitas pessoas evitam comemorar antes da data certa, justamente por temerem atrair má sorte. Essa crença, embora não comprovada cientificamente, é bastante difundida.
Curiosamente, eventos pós-aniversários são mais frequentes, talvez por causa dessa superstição. Mas de onde vem a ideia de que antecipar a festa traz azar? Vamos explorar as origens e influências dessas tradições pelo mundo.
O importante é não deixar o aniversário passar em branco! – Imagem: reprodução
A origem da superstição
Em muitas culturas, festejar no dia do nascimento é associado à proteção espiritual. Acredita-se que o “anjo da guarda” estará presente na data, garantindo boas energias. Apesar de não haver base científica, a crença persiste.
Tradições antigas, como as da Kievan Rus e de culturas pagãs, resistiam a celebrações antecipadas. Para muitos, adiantar a festa é considerado um desrespeito ao ciclo natural da vida.
No Brasil, as comemorações têm forte influência de culturas estrangeiras. Elementos como decorações temáticas e a famosa canção “Parabéns pra Você” destacam essa mistura cultural. As festas brasileiras refletem um mosaico de tradições mundiais.
Contudo, é sempre importante destacar que a escolha de comemorar ou não o aniversário, seja em que data for, é pessoal e reflete as crenças de cada um.
Costumes e superstições ao redor do mundo
Confira agora algumas informações sobre como culturas ao redor do mundo veem o ato de comemorar o aniversário e alguns detalhes em torno dessa data especial.
China
- Por lá é comum evitar cortar o cabelo no mês do aniversário para preservar a sorte.
Rússia
- Os russos costumam parabenizar pessoas conhecidas somente após a meia-noite do dia do aniversário.
México
- A quebrar da piñata, brincadeira conhecida no Brasil como “quebra panela”, simboliza superação de desafios e traz prosperidade, de acordo com crenças mexicanas herdadas dos colonizadores espanhóis.
Japão
- Realizar rituais espirituais específicos para afastar a má sorte é algo comum no Japão há séculos.
Itália
- Na Itália, evita-se dar relógios de presente de aniversário, pois simbolizam a passagem do tempo e a morte.
Embora superstições sobre aniversários sejam comuns, elas não devem reger decisões. Cada um pode escolher como celebrar, respeitando suas próprias crenças e tradições culturais. Afinal, o mais importante é marcar o início de um novo ciclo de vida.
Comentários estão fechados.