“Quais são as consequências de ingerir alimentos mofados?
Às vezes pode acontecer de comermos comida com mofo. Então, é bom entender as consequências que isso pode desencadear em seguida.
Às vezes podemos não notar que a comida está mofada porque o mofo apenas pegou uma parte dela quase imperceptível. Ou então, pensamos que comer um pouquinho pode não fazer mal nenhum. É por isso que alguns médicos divulgaram os sintomas que podemos ter após comer comida mofada e a melhor forma de lidar com os problemas em torno dessa situação.
O que você precisa saber sobre comer comida com mofo
Antes de saber o que pode acontecer caso você acabe comendo mofo sem querer, saiba que você deve evitar ao máximo se alimentar com uma comida que tenha sido comprometida.
Nunca corte o pedaço da comida com mofo
Muitas pessoas recorrem a cortar fora o pedaço da comida que possui mofo aparente.
No entanto, essa prática, apesar de bem intencionada, a fim de não desperdiçar alimentos, pode ser muito prejudicial à saúde, uma vez que os fungos são organismos microscópicos que produzem diversas toxinas que não são visíveis a olho nu.
Assim, um pão mofado, por exemplo, não está contaminado apenas na parte visível, mas também nele inteiro, sendo a melhor opção para sua saúde, jogar ele inteiro fora.
Sintomas variam com o tipo de mofo
Alguns mofos, ao serem consumidos, podem ser mais prejudiciais à saúde do que outros. A exemplo de espécies como Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Rhizopus e Cladosporium, que com certeza produzem micotoxinas que causam doenças graves na contaminação.
No entanto, o aconselhado é jogar fora o alimento assim que houver o aparecimento de qualquer sinal de mancha ou cor diferente do natural, ou pedaços “felpudos” no alimento, independentemente da espécie.
Você pode não sentir nada ao consumir algo mofado, mas também há a possibilidade de ter sintomas mais comuns de desconfortos abdominais ou, em casos graves, ser necessário recorrer à emergência.
Porém, isso irá depender tanto do tipo de mofo, quanto da quantidade que foi ingerida.
Assim, as consequências podem ser apenas os sintomas de náuseas, vômitos e cólicas abdominais. No entanto, podem acontecer reações mais intensas como anafilaxia, erupções cutâneas, dificuldade para respirar e choque.
Dessa forma, é essencial aprender a armazenar a comida da melhor forma possível, recomendada para cada tipo de alimento. Além de prestar sempre atenção na aparência e cheiro do alimento sempre que for consumir.
Comentários estão fechados.