Comer rápido demais pode prejudicar MUITO a sua saúde; entenda porquê

Na rotina diária, é muito comum que nós executemos diversas tarefas de maneira acelerada, como comer, e acabemos nos prejudicando sem saber. Confira os malefícios de ingerir a comida muito rapidamente!

Por conta da correria do dia a dia, executamos muitas tarefas de maneira acelerada, entre elas comer, e acabemos nos prejudicando sem saber. Contudo, existem algumas contraindicações para o hábito de se alimentar de maneira muito rápida.

Muitas vezes, pela falta de tempo, trabalho com altas demandas e outras responsabilidades, acabamos nos alimentando de maneira muito acelerada. Contudo, para que o corpo receba os sinais de saciedade, pode ser necessário um tempo maior.

Dessa maneira, ao comermos muito rápido, podemos acabar sem nos sentir satisfeitos e ingerindo mais alimentos do que o necessário. Assim, somos influenciados negativamente no ganho de peso e fazendo com que possamos ingerir entre 100 e 200 calorias a mais do que o necessário por refeição.

Benefícios de se alimentar de forma mais lenta

Comer devagar aumenta os hormônios da saciedade produzidos e reduz os hormônios da fome, controlando o apetite e auxiliando na perda de peso.

Além disso, alimentar-se rapidamente pode levar ao acúmulo de gordura abdominal e níveis elevados de colesterol LDL. Portanto, é importante adotar hábitos alimentares mais conscientes.

Uma dica importante para ajudar no controle da velocidade ao ingerir as refeições é aumentar o número de vezes em que a comida é mastigada antes de engolir. Outro costume bastante utilizado é o de colocar os talheres sobre a mesa a cada vez que levar o alimento até a boca.

Ademais, também é indicada a substituição de alimentos processados na hora de comer por conta de sua textura e por sua facilidade de ingestão. Ter uma alimentação saudável e natural também ajuda a controlar a mastigação e oferece mais benefícios para o corpo como vitaminas e nutrientes.

Como deixar de comer de forma muito rápida

O primeiro passo ao perceber esse tipo de problema é a tentativa da reeducação alimentar do indivíduo de maneira natural. Dessa forma, é indicada a visita a um profissional da área de nutrição para que esse possa te instruir sobre as melhores e mais eficazes práticas nesse sentido.

Entretanto, no caso de identificação de outros tipos de problemas, como falta de produção hormonal ou compulsões alimentares, é indicada a visita a um médico. De modo que ele indique o tratamento adequado para cada tipo de problema e ajude na diminuição da velocidade ao comer com ajuda de medicamentos.

Sendo assim, não deixe de lado a opção de procurar ajuda profissional para solucionar casos específicos e tente sempre manter uma alimentação saudável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.