Comidas típicas da Colômbia que você precisa provar

Conheça as principais características dessa culinária única e encante-se com os sabores colombianos.

Um lugar com uma imensa diversidade natural, étnica e cultural. Assim pode ser definida a Colômbia. O país fica no noroeste da América Latina, fazendo fronteira com o Brasil, Venezuela Peru e Equador e Panamá.

Com a segunda maior população da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil, a Colômbia é uma mistura de belas paisagens. As cinco regiões naturais são caracterizadas por diferentes relevos, climas e ecossistemas, refletindo, claro, nas comidas típicas da Colômbia.

Amazônia, Andina, Caribe, Insular, Orinoco e o Pacífico são as regiões do país. Cada uma delas, por conta de suas características, apresenta uma culinária única. Além disso, os produtos disponíveis em cada local e a história de seu povo interferem diretamente neste quesito.

Características da culinária colombiana

Justamente por conta de toda essa diversidade cultural, igualar os principais traços da comida colombiana é praticamente impossível. Entretanto, alguns hábitos são adotados em praticamente todas elas.

Um deles é o consumo de sopa como entrada para o prato principal, que recebe o nome de “el seco”. Não importa se é calor ou frio, as sopas sempre estão presentes nas refeições dos colombianos. O que muda é apenas a consistência, sendo mais fluida nos locais quentes e encorpada nos frios.

É necessário levar em consideração também a colonização do país, que foi feita pelos espanhóis, que, claro, deixaram muitas heranças. Outros fatores de grande influência são os africanos escravizados no país e a culinária indígena tradicional das montanhas andinas.

Principais ingredientes da culinária colombiana

A localização da Colômbia é muito privilegiada para a produção de alimentos. Apesar da altitude elevada, que confere baixas temperaturas, as áreas mais próximas à linha do Equador são mais quentes, um benefício para a agricultura.

Milho, diferentes tipos de batata, mandioca e banana formam a base da culinária típica colombiana. Mas, além deles, outros insumos são indispensáveis para as comidas tradicionais do país. São eles:

  • Abacate
  • Arroz
  • Carne suína
  • Carne bovina
  • Ovos
  • Feijão
  • Peixes e frutos do mar
  • Leite de coco

Além da preparação de sopas, outro hábito tradicional, pelo menos nas ruas de Bogotá, é a fritura. Os bogotanos apreciam tanto alimentos fritos, que modificam o preparo de pratos tradicionais para adequá-los a este gosto, como é o caso das empanadas.

Em relação aos temperos, eles estão muito presentes, porém, com menor intensidade, se compararmos às comidas mexicanas, por exemplo. Destaque para alho, cebola e coentro.

Comidas típicas da Colômbia

1. Arepas

Comidas Tipicas da Colômbia - Arepas

Não há como iniciar a lista de outra maneira. As arepas são um verdadeiro ícone da comida típica colombiana. Ao mesmo tempo, são extremamente simples: um bolinho de formato achatado, preparado à base de farinha de milho. São vendidas em todos os lugares, mas, especialmente em barraquinhas de rua. São muito versáteis e podem ser consumidas puras ou com algum recheio, sendo queijo, carne, ovos e guacamole os mais comuns.

2. Tamales

Comidas Colombianas - Tamales

Os tamales lembram muito a pamonha brasileira. Porém, são salgados e levam bastante recheio, que consiste em vegetais ou carnes bem temperados. Outra diferença é que são embalados em folhas de bananeira, e não na palha do milho.

3. Patacones

Pratos Colombianos - Patacones

É um dos acompanhamentos mais tradicionais da região do Caribe Colombiano. Apesar de levar poucos ingredientes, o patacón é delicioso. A iguaria consiste em uma fatia de banana da terra verde frita. Em algumas regiões, depois de frita, a banana é envolvida em uma pasta de alho e novamente frita, deixando-a ainda mais saborosa. Pode acompanhar muitos pratos, sendo o guacamole a melhor sugestão para compor petiscos.

4. Frijoles con garra

comidas da Colômbia - Frijones con Garra

Com origem na região da Antioquia, frijoles con garra nada mais é do que um cozido de feijão roxo bem temperado, feito junto com pés de porco.

5. Bandeja Paisa

comidas tipicas da Colômbia - Bandeja Paisa

Outro clássico, a bandeja paisa foi criada em Medellín para atender às necessidades energéticas dos trabalhadores do campo. Para nós, brasileiros, ela lembra muito um prato feito, o famoso PF. A bandeja leva arroz, arepas, feijão, carne moída, ovos, abacate, torresmo, linguiça e patacones. Ufa! É comida para um batalhão. Atualmente, restaurantes mais conceituais preparam o prato com pequenas porções para que os turistas conheçam o sabor tradicional da Colômbia.

6. Ajiaco

comidas tradicionais da Colômbia - Ajiaco

Servido em muitos países da América Latina, na Colômbia o ajiaco é típico de Bogotá. A iguaria, muito presente em dias frios da capital e da região andina, é feita com frango e batatas. Para dar saciedade e incrementar o sabor, leva também creme de leite, alcaparras, coentro e um pedaço de espiga de milho. Tradicionalmente é servido tendo arroz e abacate como acompanhamentos.

7. Arroz de coco

comidas tipicas colombianas - Arroz de Coco

As preparações que levam coco são muito características da região caribenha, e com o arroz não é diferente. Quase sempre servido como acompanhamento de frutos do mar e peixes, o prato leva arroz e leite de coco, o que lhe confere um sabor adocicado muito especial.

8. Almojabana ou pandebono

principais comidas colombianas - Almojabana

Para os brasileiros as almojabanas lembram muito o tradicional pão de queijo de Minas Gerais. Mas diferente do prato típico do Brasil, o da Colômbia leva queijo fresco, o que torna o sabor muito mais suave. É muito apreciado em lanches ou simplesmente para acompanhar um delicioso café colombiano.

9. Empanadas colombianas

pratos típicos da Colômbia - Empanadas Colombianas

Os alimentos fritos são unanimidade entre os colombianos. Tanto que as empanadas latino-americanas ganharam um novo modo de preparo no país. Em outras localidades, como Uruguai e Argentina, elas são assadas. Porém, na Colômbia elas são recheadas com carne, frango, queijo ou arroz de coentro e fritas. Para acompanhar, um refrescante molho de ervas.

10. Lechona

culinaria da Colômbia comidas e pratos típicos - Lechona

Típico da região de Tolima, quem vê o prato pela primeira vez pode ficar assustado. Trata-se de uma leitoa recheada, cozida e servida inteira em vitrines ou travessas, geralmente, em ocasiões especiais. Os recheios mais tradicionais levam arroz, ervilha, frutas, batatas, vegetais, cebola e muitos temperos.

11. Cazuela de frutos do mar

culinária da Colômbia comidas e pratos típicos - Cazuela de frutos do mar

Por ser banhada pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico, a Colômbia é muito privilegiada em peixes e frutos do mar. Nas áreas litorâneas esses alimentos estão muito presentes nos pratos tradicionais, dos quais a cazuela é um dos que mais de destaca. O ensopado, que tem gosto pronunciado, também leva leite de coco e coentro. Ideal para quem se encanta pelos sabores do mar.

12. Puchero

principais pratos típicos da Colômbia - Puchero

Muito comum nos países que foram colonizados pela Espanha, na Colômbia o puchero é muito forte na região da Bucaya. Os principais ingredientes da sopa são mandioca, banana verde, arracacha (um tubérculo típico dos andes) e carnes de vaca, porco ou frango. Para complementar, ají, pedaços de abacate, ovo cozido e espigas de milho.

Bebidas típicas da Colômbia

Para acompanhar todas essas delícias, as bebidas típicas da Colômbia são uma excelente pedida. Elas vão de encontro aos costumes da região, sendo leves e frescas na região caribenha e mais fortes e quentes nas montanhas.

1. Limonada de coco

bebidas colombianas - Limonada de Coco

As regiões mais quentes, como San Andrés e Cartagena, além de deslumbrantes, pedem bebidas mais refrescantes. Uma das mais requisitadas é a limonada de coco. À mistura simples de coco, limão, gelo, açúcar é acrescentado um creme de coco regional, que além de um textura única, confere um gosto todo especial.

2. Lulada

 bebidas típicas colombianas - Lulada

A lulada é uma bebida refrescante muito famosa na região de El Valle. Seu ingrediente principal é o lulo, uma fruta exótica e de sabor cítrico, bem popular da Colômbia. À fruta são adicionados suco de limão, água, açúcar e muito gelo.

3. Chocolate quente

bebidas tipicas da Colômbia - Chocolate Quente

Ainda na vibe das bebidas não alcoólicas, o chocolate quente é outra das queridinhas dos colombianos. Ele sofre diversas variações dependendo da região, podendo levar leite de coco e outros cremes. Mas, sem dúvidas, uma das variações mais inusitadas é a com queijo. Ao lado do chocolate cremoso são servidas algumas fatias de queijo. Para apreciar, basta mergulhá-las na bebida e esperar derreter. Depois é só retirar e se deliciar.

4. Café

bebidas tradicionais da Colômbia - Café

Há quem diga que o café colombiano é o melhor do mundo. Hoje, o país é o terceiro maior exportador do grão em todo o mundo. Ainda que existam muitas variedades de café na Colômbia, todos eles se destacam pelas peculiaridades do clima, do solo e do cultivo, que garantem um sabor único à bebida.

5. Aguardente

bebidas colombianas sem álcool - Aguardente

Para quem gosta de bebidas com álcool, o aguardente colombiano é sempre uma boa pedida. Semelhante à cachaça brasileira, ele contém menor teor alcoólico, o que o deixa com um sabor mais suave.

6. Refajo

bebidas alcoólicas da Colômbia - Refajo

Um dos drinks típicos mais indicados como acompanhamento de carnes grelhadas ou asado, o churrasco dos colombianos. Ele é feito com cerveja e soda, mas tem que ser específica da marca “Colombiana”.

Sobremesas típicas da Colômbia

Para encerrar a refeição em grande estilo, nada melhor do que provar alguns doces e preparos tradicionais. Conheça algumas dos principais doces da Colômbia.

1. Postre de natas

doces típicos da Colômbia - Postre de Natas

Conhecido por ser um dos doces mais tradicionais da Colômbia, o postre de natas leva poucos ingredientes, porém, tem um sabor todo especial. Os principais itens do prato são o leite (que vira nata durante o processo), ovos, açúcar e passas. Em algumas regiões, acrescenta-se uma dose de conhaque.

2. Natilla

doces colombianos - Natilla

É uma espécie de pudim, entretanto, além dos ovos e leite da receita tradicional, a natilla leva amido de milho doce e creme de leite.

3. Mazamorra antioqueña

Sobremesas da Colômbia - Mazamorra antioqueña

Apesar de ser uma sobremesa muito consumida em toda a América Latina, a Colômbia é um dos países em que a mazamorra é icônica. Ela pode ser facilmente comparada à nossa canjica, já que o prato consiste em milho branco cozido em leite, com açúcar e canela.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More