Entenda como a comida pode viciar e quais alimentos são mais propícios a isso
O vício em alimentos é similar ao vício em drogas, álcool ou qualquer outra substância.
Cuidar da alimentação é necessário para uma vida saudável e, com isso, evitar alimentos viciantes é essencial. Sendo assim, é preciso conhecer quais comidas nos causam o vício e como isso ocorre. Além disso, esses alimentos costumam trazer boas sensações ao corpo, apesar de nos fazerem muito mal.
Veja também: Estudo aponta que os efeitos do hábito de fumar podem acompanhar até 3 gerações
Comidas que viciam
O vício se configura como uma dependência que se tem em relação a alguma coisa. Quando falamos em vício, automaticamente as pessoas pensam em drogas ilícitas, álcool, cigarro, remédios, internet, apostas, dentre outros. No entanto, o que muitos não sabem é que comidas e bebidas que estão presentes no nosso dia a dia também viciam. Inclusive, a adição em comida é extremamente problemática, pois pode levar a pessoa a uma compulsão alimentar, que causará diversos outros problemas de saúde para ela.
Nesse sentido, algumas comidas se destacam, como o chocolate e o refrigerante. O consumo em excesso desses alimentos é muito prejudicial à saúde, principalmente devido à grande quantidade de açúcar que possuem. No caso do refrigerante, a cafeína também é um fator viciante e que não faz bem. Essa substância também traz muitas pessoas para o vício em café, que pode causar ansiedade, estresse, insônia etc.
Além destes, salgadinhos, sorvete, pizza, batata frita, bolos, biscoitos, hambúrguer e frituras também são exemplos de alimentos que viciam. Todos eles são prejudiciais à saúde e possuem grandes quantidades de gorduras ruins e/ou açúcar. Sendo assim, busque evitá-los na sua rotina, e ao consumir, coma com moderação.
Como ocorre o vício?
O vício com um determinado alimento ocorre quando você o consome em excesso. Isto é, quanto mais você come, mais seu corpo pede por ele novamente.
No caso dos alimentos citados, as sensações que o açúcar, a gordura e a cafeína trazem para o corpo auxiliam ainda mais nesse processo. E não pense que esse ciclo é diferente de outros vícios, pois a lógica é a mesma. Inclusive, algumas pesquisas já mostram que o açúcar e a gordura juntos proporcionam um efeito no cérebro que é similar ao da cocaína.
Comentários estão fechados.