Comidas típicas cubanas – principais pratos e ingredientes
Conheça quais são os principais ingredientes e pratos típicos cubanos, além das influências sofridas com a chegada dos conquistadores espanhóis
Há quem diga que o melhor modo de conhecer um povo é por sua cozinha. E quando mencionamos a palavra “cozinha”, nos referimos tanto ao tratamento dado aos visitantes (só quem é muito íntimo entra onde se faz a comida da casa) quanto aos pratos típicos de determinada região.
Afinal, é a partir dos ingredientes utilizados e o modo de prepará-los que podemos conhecer a história de um povo. E quando falamos da América Latina, então, essa característica torna-se, ainda, mais forte! A fusão de cultura dos povos pré-colombianos e conquistadores europeus fazem da culinária latino-americana algo muito especial.
Um país digno de muito respeito pelos amantes da gastronomia é Cuba. O forte toque caribenho misturou-se às influências europeias, chinesas e africanas fazendo nascer pratos emblemáticos que fazem qualquer um revirar os olhos ao experimentá-los. Por isso, vamos conhecer um pouco da história da culinária cubana e seus pratos típicos?
Principais características da culinária cubana
Pode-se dizer que os pilares desta culinária estão no arroz, feijão, frituras, carne de porco e doces. Mas, precisamos entender que a cozinha da ilha sofreu, ao longo de séculos, influências diversas que foram, aos poucos, se incorporando a elementos locais.
Mesmo, fortemente, influenciados pela culinária espanhola, os cubanos não fazem das refeições imensos rituais com alimentos servidos em etapas. Para eles, o melhor é um prato só, de preferência bem farto. É interessante mencionar, também, que cada região da ilha possui suas próprias características alimentares.
O sul, por exemplo, costuma preparar pratos mais fortes com o uso de especiarias e temperos picantes. Porém, toda a extensão da ilha tem o hábito de consumir ensopados, a maior parte deles servidos com arroz branco. Como o solo é fértil, há grande variedade de frutos e legumes tropicais, como banana, ananás, goiaba, laranja, manga e mamão.
Por isso, são facilmente encontrados nos pratos elaborados em Cuba. Ademais, por ser um país insular, os frutos do mar são abundantes em suas preparações, com exceção do interior da ilha. Por ali, a preferência é pela carne de frango ou porco temperada com alho e limão várias horas antes do consumo.
Culinária típica da ilha
Antes da chegada dos europeus, a ilha de Cuba já era habitada por indígenas que possuíam sua própria cultura. Entretanto, ao longo dos anos, aquilo que era praticado por estes representantes foi se perdendo, salvo raros remanescentes no que toca à culinária. Nisso, podemos incluir os tamales que são as folhas bananeira, milho ou inhame.
Outro alimento muito consumido pelos nativos era o cazabí, um pão feito com yuca, raiz similar à mandioca. No período pré-colombiano, já eram muito consumidos a batata doce, o milho e frutas tropicais.
Culinária crioula
A mistura dos ingredientes típicos cubanos com os pratos espanhóis originou o que se chama, atualmente, de culinária crioula. Exemplos típicos dessa fusão são o aijaco (cozido que leva carnes, iúca, batata, inhame, batata-doce, milho e abóbora) e os moros y cristianos (cozido feito com feijão preto, arroz, porco e condimentos).
Podemos dizer que a mais forte contribuição dos espanhóis está no uso da laranja com alho e cebola, além do orégano, pimentão e alta taxa de açúcar nos doces.
Influência africana
A chegada dos africanos à ilha trouxe, consigo, ingredientes típicos daquele continente, tais como o quiabo. Associado a ingredientes como a iúca, tornou-se a base de guisados e outros pratos que, hoje, estão entre os símbolos da culinária cubana. Os traços africanos encontram-se presentes, também, nas receitas que têm a banana como ingrediente.
A principal delas são os tostones, banana verde cortada em rodelas que podem ser fritas ou prensadas. Destaca-se, também, o fufú, um tipo de purê feito com banana verde.
Influência chinesa
Com a abolição da escravatura, a mão-de-obra barata passou a ser composta pelos imigrantes chineses que desembarcaram na ilha.
Pratos servidos em festas
Datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e festas familiares contam com grande número de pratos típicos, como os chicharrones, tira gosto feito com carne de porco passada na manteiga. Existe, também, uma certa divisão de tarefas no que toca ao preparo dos pratos.
Homens, por exemplo, se encarregam dos assados, como porco coberto por folhas de goiaba e regado com suco de laranja. As mulheres, por sua vez, preparam plátanos chatinos, bolinhos de milho, mandioca com molho, frijoles negros (feijão preto), além de salada de tomates com ervilhas.
Como sobremesa, marmelada de goiabada servida com lascas de queijo, sempre acompanhada de um bom rum.
Pratos e petiscos típicos cubanos
Ajiaco
Considerado o prato nacional, trata-se de um guisado de vegetais feito com raiz de mandioca, nabos, cenoura, ervas, alho, cebola, pimentão verde.
Fígado a la italiana con yuca, aguacate y arroz congrís
Prato elaborado com mandioca, abacate, fígado e arroz congrís.
Ropa Vieja
O prato típico cubano feito com ensopado de carne bovina misturada a feijão, arroz e salada.
Masa de Cierdo
Prato preparado com carne suína moída misturada ao feijão preto e arroz.
Moros y Cristianos
Arroz e feijão preto cozidos com carne de porco
Congrís
Arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela
Tamales
Mistura de frango e milho embalados em folhas de bananeira, milho ou inhame.
Chicharrones de puerco
Torresmos de porco
Arroz con pollo
Um dos mais consumidos do país, é cozido com Achiote, especiaria que dá a coloração amarela.
Picadillo a la habanera
Carne bovina ou suína temperada com tomates, pimentão, azeitonas e uvas-passas.
Plátanos
Bananas fritas cortadas bem finas
Yuca con mojo
Prato feito com mandioca e molho especial.
Sobremesas típicas cubanas
- Guenguel
- Doce feito com milho moído, açúcar e canela
- Frutas frescas ou em calda
- Especialmente, coco, goiaba e mamão papaya
- Sorvetes
- Baunilha e canela
- Arroz com leite
- Pudim de leite
- Goiabada com queijo
Bebidas típicas cubanas
- Champola
- Bebida feita com guanábana, açúcar de cana e leite
- Guarapo
- Nosso conhecido caldo de cana com gelo.
- Pru
- Refresco feito a base de raízes que deve ser tomado bem gelado.
- Limonada
- Café
- Sucos de fruta
- Rum
- Elaborado pelo extrato da cana de açúcar cujo processo de envelhecimento é natural e feito em tonéis de carvalho branco.
- Cerveja
- As cervejas cubanas mais famosas são Bucanero e Cristal
- Daiquiri
- Bebida feita com açúcar, suco de limão, gotas de marrasquino, rum branco e gelo picado.
- Mojito
- Drink feito de rum branco e seco, suco de limão, açúcar, gelo picado, soda e yerbabuena, erva parecida com hortelã.
- Cuba Libre
- Bebida feita com rum branco, cubos de gelo, refresco de cola e gotas de limão
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.