Comidas Típicas da Região Norte

A gastronomia do norte do Brasil tem grande influência dos índios e da hidrografia da bacia amazônica. Predominam os pratos com peixes, raízes, temperos e preparações com ervas.

0

A região Norte realmente têm tudo isso. Cidades como Pará e Amazonas possuem cultura, personalidade e vida noturna únicas, e os milhares de quilômetros de litoral, paisagens exuberantes e culinária típica podem levar qualquer turista a uma experiência especial.

Graças a uma população diversificada, devido a colonização portuguesa, uma longa história de escravidão, os grupos indígenas e a grandes grupos de imigrantes da Europa e da Ásia, a região Norte possui um interessante e rico patrimônio alimentar.

Confira a seguir alguns pratos típicos desta localidade:

1 Maniçoba

Maniçoba

A feijoada paraense tem todos os pedaços do porco que se encontram em uma feijoada normal, além de arroz, farofa e pimenta.

Entretanto, não há feijão. Ao invés disso, você encontrará a folha da mandioca (maniva), cozida por dias. Isso porque a folha da mandioca contém cianeto, um veneno que é destruído pela temperatura.

2 Tucupi

Tucupi

O tucupi é um caldo extraído da mandioca brava, cozido e fermentado para que se elimine as toxinas. O preparado é misturado com pimenta e com diversas carnes, principalmente o pato e peixes.

3 Caruru

Caruru

Os dois principais ingredientes desse prato são o camarão seco salgado e o quiabo. Acompanham a cebola, cebolinha, azeite de dendê, alho, pimenta-do-reino, pimentão, farinha e jambu (o preparado da erva de jambu é levemente anestésico, deixando a boca dormente e provocando salivação).

4 Caldeirada

Caldeirada

Esse termo designa diversos cozidos à base de peixe, com diversos temperos e geralmente com a presença do tucupi.

5 Tacacá

Tacacá

Um dos pratos mais conhecidos do Pará. Esse caldo de camarão é servido quente em cuia e mistura tucupi, jambu, ervas e goma de tapioca.

6 Pirarucu à casaca (ou de casaca)

Pirarucu à casaca (ou de casaca)

Esse prato tipicamente acreano consiste em peixes fritos no azeite, bananas fritas, farofa com farinha de mandioca, batatas, ovos cozidos, colorau e leite de coco.

7 Açaí

Açaí

O resto do Brasil mistura xarope de guaraná, leite condensado e frutas ao açaí, mas aos olhos nortistas isso é uma heresia. No norte, o açaí é consumido com farinha de mandioca e, às vezes, com pratos salgados.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.