As comidas típicas do México surgiram a partir de práticas e ingredientes dos povos pré-colombianos.
Em particular, os astecas foram quem deixaram a maior herança gastronômica para o país.
Com a chegada dos espanhóis posteriormente, outros costumes e produtos também foram introduzidos, dando origem à culinária tradicional mexicana.
Os povos nativos consumiam pratos a base de milho, a tortilla com feijão e ervas é um bom exemplo. Uma série de outros produtos como vinho, arroz e carne de gado foram trazidos pelos colonizadores, além de especiarias e outros temperos.
A maioria dos ingredientes típicos mexicanos são de origem pré-colombiana e junto com outros alimentos trazidos por europeus, constituem a base dos pratos principais. Por exemplo, na quesadilla, o queijo e a carne de vaca foram introduzidos pelos europeus.
Já a tortilla e chili são feitos a base de milho, o principal ingrediente nacional.
A comida mexicana é marcante, o sabor picante é muito popular em todo o mundo. Devido a algumas das práticas tradicionais usadas no cultivo de ingredientes e outras técnicas pré-colombianas, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010.
Quais são as comidas típicas do México?
Tortilla
É um tipo de panqueca feita de milho ou trigo que originou outros diversos pratos mexicanos, como o burrito e o taco.
Pode ser feita com batata e ovos, e ser servida quente, tostada ou fria; como prato principal, acompanhamento ou aperitivo.
Existem variações da tortilla:
Enchillada: tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo. É cozida no chilli, o que a deixa bem apimentada
Quesadilla:tortilla com recheio de queijo
Panucho: Tortilla frita com purê de feijão.
Tostada: Tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e coentro
Burrito
Preparado com massa de tortilla, é servido enroladinho e os recheios variam bastante. Pode ser recheado com carnes, queijo, tomate, feijão, chili, entre outros.
Taco
Também pode ser considerado um tipo de Tortilla. É preparado com a massa tradicional de tortilla e servido com recheios diversos.
Os mais comuns são carnes, queijo, feijão, chili, , tomate e outros mais.
Nacho
Os nachos são comumente feitos fritando a massa de tortilla e são bem crocantes. Possuem formato triangular que lembra os Doritos. Os nachos são servidos com vários molhos e acompanhantes, como pimenta, chili, carne moída e cheddar.
Guacamole
Consiste basicamente numa espécie de purê de abacate apimentado. Pode levar tomate, cebola e limão. O guacamole também é recheio para tortilla ou guarnições em vários pratos.
Tamales
Tamales lembram bastante a nossa pamonha. Se trata de massa de milho misturada com gordura que é envolta em folhas de milho ou de bananeira.
Os tamales podem ser recheados com uma variedade de carnes ou vegetais porco e frango, feijões ou vegetais, cogumelos, pimentão e abobrinha.
Também há versões doces, com frutas e muitas vezes colorido com corante rosa.
Mixiote de carne
Guisado de carne preparado numa película que se desprende das folhas de uma planta típica conhecida como Agave.
Mole Poblano
O Mole Poblano não é exatamente uma refeição. É um molho tradicional mexicano feito com chocolate e pimenta. É consumido principalmente em casamentos e festas de aniversário, bem como outros eventos familiares.
Chiles en Nogada
O chiles en nogada é um prato originário da região de Puebla, no centro do México, que consiste em uma pimenta poblano recheada com uma mistura de carne, frutas e especiarias, chamada de picadillo. Essa pimenta é coberta com um molho de nozes chamado “nogada”. Por fim, são salpicadas sementes de romã sobre o prato.
Pozole
Pozole é um prato pré-hispânico que consiste em um caldo picante com milho e carne de porco ou frango. O milho era uma planta sagrada para os astecas e, portanto, o pozole era consumido como um prato ritual ou comemorativo.
Existem três tipos de pozole, o rojo (vermelho), o blanco (branco) e o verde, e como em qualquer prato nacional, existem variações regionais e familiares.
Chilaquiles
Chilaquiles é um prato popular de café da manhã no México. Consiste em tortilhas de milho que são fritas, depois cozidas em molho verde ou vermelho e polvilhadas com queijo.
É frequentemente servido com feijão frito (frijoles), ovos e às vezes com guacamole, carne desfiada ou frango. Esse prato é conhecido com um famoso cura ressaca.
Pambazo
Esse é um exemplo icônico da comida de rua da Cidade do México. Os pambazos são pães brancos recheados com batata e chouriço, depois mergulhados em um molho quente de pimenta vermelha, o que dá ao pão sua famosa coloração.
Esquites
Os esquites são saladas feitas com grãos de milho cozidos, arrancados da espiga e misturados com pimenta em pó, creme, queijo e às vezes maionese.
Aguachile
Aguachile é um prato mexicano da costa do Pacífico, feito com camarão marinado em suco de limão, pimenta e sal marinho.
Chapulines
Os chapulines (gafanhotos) são um lanche popular no estado de Oaxaca. Eles são torrados e cobertos com sal de gusano, um sal misturado com pimenta e vermes em pó.
Chapulines pequenos costumam ser polvilhados em cima de guacamole ou outros pratos. Eles também podem ser servidos como aperitivo, ou colocados em tacos e quesadillas.
Alegría
Um doce de amaranto e mel , ou açúcar. O amaranto é um cereal com mais proteína que outros como o trigo, arroz ou milho; e não contém glúten. Um doce saboroso e nutritivo.
Polvorón
Biscoito amanteigado mexicano, um doce simples e prático de preparar. A receita pode levar nozes e essência de baunilha.
Garapiñados
Amendoim, nozes e/ou amêndoas, cobertas com uma calda de açúcar quente que quando seca cria uma camada grossa e crocante.
Elote
O elote é uma espiga de milho cozida acompanhado de vários molhos, sal e pimenta. É encontrado como comida de rua nas grandes cidades.
Chilli com carne
Carne moída com feijão e molho de tomate apimentado. Pode ser servido como recheio para nachos, tortilla ou guarnições.